Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Postado às 13h15 | 08 Abr 2024 | Redação UTIs da rede pública recebem pela 1ª vez selo de alta conformidade da Anvisa

Crédito da foto: Divulgação O resultado inédito alcançado pelos hospitais públicos é fruto do investimento da Sesap em melhorias

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alcançou, pela primeira vez, a avaliação de alta conformidade para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de dois hospitais da rede estadual: Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

A avaliação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dentro do “Relatório da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente: hospitais com unidade de terapia intensiva (UTI) 2023”. 

O resultado inédito alcançado pelos hospitais públicos é fruto do investimento da Sesap em melhorias na segurança do paciente, também através de parcerias com o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, para qualificação dos serviços.

O instrumento da Anvisa avalia 21 indicadores de estrutura e processo, como a instituição de Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos de prática de higiene das mãos e prevenção de quedas implantados, dentre outros.

São classificados em alta conformidade os hospitais que atingiram, no mínimo, 67% dos critérios determinados pela Anvisa. A avaliação é realizada por meio do preenchimento de um formulário eletrônico e envio de documentações comprobatórias. 

De acordo com Aline Aciole, coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente, o relatório “é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde”.

Desde 2016 a Anvisa promove a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente para hospitais. Em 2023, 1.442 hospitais com UTI em todo o Brasil participaram da etapa de preenchimento e envio do formulário; no RN foram 23 hospitais entre públicos e privados.

Tags:

UTI
rede pública
Rio Grande do Norte

voltar