Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 10h45 | 10 Abr 2024 | redação Usina Solar Mendubim tem capacidade de abastecer 620 mil residências

Crédito da foto: Carlos Costa O complexo é projetado para gerar 531 KW, numa área de 38 quilômetros

Jornal de Fato

A Usina Solar Mendubim, em Assú, foi entregue oficialmente nesta terça-feira, 9. O complexo é projetado para gerar 531 KW, o equivalente ao consumo de, aproximadamente, 620 mil residências. O complexo se estende por 38 quilômetros. É o segundo empreendimento da Scatec no Brasil.

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade e enalteceu os investimentos feitos na área. “Iniciativas como esta nos fazem refletir o quanto estamos diante daqueles que podem ser um dos mais difíceis desafios dessa geração — as mudanças climáticas — e, por isso, a grandiosidade desse complexo”, disse.

O Rio Grande do Norte conta atualmente com 24 plantas de energia fotovoltaica, que geram 562 MW. Mas existem 259 empreendimentos outorgados. Os projetos de energia solar fotovoltaica correspondem a 73,3% dos empreendimentos com construção ainda não iniciada, evidenciando o aumento expressivo do segmento nos próximos anos.

O estado tem 290 parques eólicos em atividade e mantém a liderança nacional, com mais de 9,4 GW de potência instalada, com a matriz elétrica do RN é 98% composta por fontes renováveis. Os projetos eólicos em operação correspondem a 82% de todos os projetos no estado.

O Complexo Mendubim Solar é resultado de uma parceria equitativa entre as empresas norueguesas Hydro Rein, Scatec e Equinor e está projetado para gerar energia equivalente ao abastecimento de, aproximadamente, 620 mil residências brasileiras. A energia é suficiente para abastecer capitais do porte de Aracajú (SE), por exemplo. O complexo integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, contando com mais de 1 milhão de painéis solares instalados.

Fátima Bezerra destacou a importância da contratação de mulheres sem qualquer formação profissional, dando-lhes oportunidade para a qualificação na área de energias renováveis. “Ao longo de sua construção, Mendubim selecionou e treinou por dois meses 240 mulheres sem qualquer formação profissional para essa área que, nós sabemos, acresce assustadoramente. Isso eleva a autoestima não só dessas mulheres, mas das famílias e do Estado também”, disse.

O projeto, selecionado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ser apresentado na COP-28, transformou a vida destas dezenas de mulheres. Donas de casa, sertanejas que alcançaram o sonho da carteira assinada, contribuindo para um grande projeto.

 

Tags:

Mendubim
Assú
energia solar
RN
energia

voltar