Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 12h00 | 16 Abr 2024 | redação Prontuário Eletrônico da Sesap-RN chega ao 1º ano com mais de 45 mil atendimentos

Crédito da foto: Assecom-RN Prontuário Eletrônico do Paciente

Ao completar um ano de funcionamento em hospitais da rede estadual do Rio Grande do Norte, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP + RN) comemora os resultados positivos alcançados. A ferramenta implantada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já registra mais de 45 mil atendimentos, 25 mil prontuários médicos, 26 mil exames solicitados, 62 mil evoluções do paciente e cerca de 12.500 prescrições realizadas, contando com mais de 1.800 profissionais cadastrados.

O PEP + RN é uma plataforma destinada ao registro digital e integrado dos dados de saúde dos pacientes, de modo a proporcionar maior segurança, agilidade e eficiência na gestão do cuidado e dos serviços de saúde, com foco na completa atenção ao paciente, desde o pronto-socorro e atendimento ambulatorial até a internação.

“O PEP tem sido uma ferramenta revolucionária para o Hospital da Mulher e estamos orgulhosos em oferecer seus benefícios aos nossos pacientes e colaboradores. Trouxe uma melhoria significativa em nossos processos de atendimento, permitindo um cuidado mais integrado e personalizado para cada paciente. Conseguimos reduzir o tempo de acesso às informações dos pacientes em até 80%, o que se traduz em respostas mais rápidas e eficientes por parte da nossa equipe de saúde. Além disso, a centralização de todas as informações clínicas em um único sistema tem proporcionado um histórico completo e mais preciso, contribuindo para a segurança e qualidade do atendimento”, relatou Elenimar Costa Bezerra, diretora geral do Hospital da Mulher.

Atualmente o PEP + RN está funcionando em cinco unidades hospitalares da rede estadual. Além do Hospital da Mulher, está presente no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no Giselda Trigueiro e Hospital Geral João Machado, em Natal e no Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. A meta é expandir o uso dessa solução tecnológica para 21 hospitais da rede estadual até o final deste ano.

A plataforma foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é levar soluções tecnológicas aos hospitais estaduais, para garantir uma maior equidade e transparência ao acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os benefícios do PEP destacam-se o monitoramento integrado da evolução clínica do paciente, a gestão eficiente da prescrição segura de medicamentos, o acompanhamento pela vigilância epidemiológica, o gerenciamento integrado das análises clínicas e exames de imagem, a padronização e eficiência em evoluções multidisciplinares e uma maior eficiência na gestão do cuidado e assistência do paciente.

Tags:

Sesap
saúde
RN
pacientes

voltar