Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 05 Jun 2024 | redação Rio Grande do Norte registra 632,7 megawatts de potência na geração própria solar

Crédito da foto: Ilustrativa Paines de energia solar

Jornal e Fato

O Rio Grande do Norte acaba de registrar 632,7 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 65 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 167 cidades, ou 100% dos municípios da região.

Atualmente são mais de 66 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Rio Grande do Norte a atração de R$ 3,1 bilhões em investimentos, geração de mais de 18 mil empregos e a arrecadação de R$ 900 milhões aos cofres públicos.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o crescimento das instalações de sistemas de energia solar pelos consumidores brasileiros é reflexo da popularização da tecnologia no território nacional.

“Analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os painéis solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis”, comenta.

“Portanto, trata-se do melhor momento para se investir em sistemas solares em residências, empresas e propriedades rurais. E ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo”, complementa.

O avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O avanço da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros. Além de contribuir diretamente para geração de emprego e renda, economia no bolso dos consumidores e redução das emissões de poluentes, a tecnologia fotovoltaica na geração própria reduz o uso da infraestrutura de transmissão, aliviando pressões sobre sua operação e diminuindo perdas em longas distâncias, o que contribui para a confiabilidade e a segurança em momentos críticos”, afirma  Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

O que é energia solar?

A energia solar é todo tipo de energia gerada pelo calor e pela luz do Sol. Seu diferencial em relação a outras fontes renováveis é depender apenas dos raios solares, presentes mesmo em dias nublados, e não tanto de fatores climáticos ou geográficos, como a eólica e a geotérmica.

Normalmente o termo é associado às grandes placas usadas para captar os raios solares e convertê-los em energia elétrica. Porém, dependendo do sistema usado para a conversão dos raios solares, a energia solar pode ser usada tanto para gerar eletricidade como energia térmica.

Tags:

Rio Grandedo Norte
energia solar
megawatts

voltar