Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Postado às 07h45 | 14 Out 2024 | Redação Projeto realiza ligações gratuitas de esgotos em dois bairros da capital

Crédito da foto:

Os bairros de Nova Descoberta e Mãe Luiza, em Natal, serão contemplados a partir desta segunda-feira (14) com a primeira etapa do projeto “Se liga na rede”, idealizado pela Arsban (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal) e executado pela Caern.

A ação de cunho socioambiental é destinada a promover a interligação dos imóveis localizados em Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) à rede de esgotamento sanitário do município de Natal, sem custos adicionais para os moradores beneficiados.

A iniciativa visa a melhoria da infraestrutura e a promoção da saúde pública nas áreas beneficiadas e contempla, inicialmente, mais de 500 ligações. Os serviços de interligação serão executados pela empresa LMX Empreendimentos EIRELI, com acompanhamento e fiscalização realizados pela equipe técnica da Caern.

Serão quatro etapas de trabalho. A primeira será a prospecção, com visita porta a porta para explicar o serviço, a importância do esgotamento sanitário e autorização para ser executado, por profissionais devidamente identificados. Em seguida, será feita a vistoria de cada imóvel, depois, a elaboração de projetos e, finalmente, a efetiva execução.

“Durante as visitas aos imóveis, serão esclarecidos os detalhes sobre as ligações intradomiciliares e obtidas as devidas autorizações dos moradores”, explica o superintendente de Empreendimentos da Caern, Fábio Siqueira. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso deste projeto, que visa à melhoria da infraestrutura e à promoção da saúde pública nas áreas beneficiadas”, complementa.

A Caern ressalta que nenhuma das etapas do serviço vai gerar custos ao cliente, tudo é gratuito. “Caso o morador perceba alguma tentativa de fraude, deve denunciar à companhia, pelo telefone 115”, reforça Siqueira.

“O Se Liga na Rede busca, sobretudo, colaborar com a universalização da prestação dos serviços de esgotamento sanitário. Em Natal, temos áreas socio-ambienalmente vulneráveis, que precisam de atenção especial no combate aos lançamentos de água servida para o sistema de drenagem (sarjetas, bocas de lobo e galerias). Inicialmente, vamos focar nessas áreas”, explica o Diretor-Técnico da ARSBAN, Victor Diógenes.

“A ação resulta de um trabalho interinstitucional que começou lá atrás, e tivemos que incrementar esses investimentos na análise da revisão das tarifas do atual ciclo. A Arsban assegurou recursos importantes para a cidade, esse foi um deles, pois muitos usuários alegam não ter condições financeiras para se ligar ao sistema”, complementa.

CRONOGRAMA

Nesta primeira fase, serão contemplados os moradores das Áreas Especiais de Interesse Social situadas nos bairros Nova Descoberta e Mãe Luiza. As ruas incluídas nesta etapa são: Auris Coelho, Guanabara, Antônio Felix, Atalaia e Saquarema. Cabe ressaltar que o projeto não se limita a essas ruas, e novas áreas de intervenção serão comunicadas ao longo do desenvolvimento do projeto. A duração estimada para a sua execução é de 10 meses.

Tags:

projeto
ligação gratuita
esgoto
Natal
Caern

voltar