Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024

Postado às 18h45 | 05 Nov 2024 | redação Governo do Estado promove inclusão e acolhimento no Centro de Equoterapia

Crédito da foto: Carmem Felix - Assecom-RN A Equoterapia tem se mostrado extremamente eficaz na melhoria da coordenação motora

Um serviço de acolhimento à vida que amplia o papel das forças de segurança do Estado. Na manhã desta terça-feira (05) a governadora Fátima Bezerra inaugurou Centro de Equoterapia da Polícia Militar, sediado no Regimento Capitão João Fernandes de Almeida, Zona Norte de Natal,

O centro está destinado principalmente a crianças e adolescentes, (filhos de policiais militares e da sociedade civil) portadores do transtorno do espectro autista (TEA) por meio da utilização de terapias com cavalos que permitem a melhoria das habilidades motoras e sensoriais dos usuários.

A solenidade de inauguração com descerramento da placa, contou com a participação de crianças e jovens portadoras do TEA, entre elas, os gêmeos Ângelo e Augusto Gomes, acompanhados pela mãe Luci, além de autoridades e policiais militares responsáveis pelo funcionamento do serviço.

 

ACOLHIMENTO À POPULAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra celebrou a abertura do serviço como mais um passo do governo do Estado rumo ao acolhimento à população. “Este é mais um passo concreto na nossa caminhada por um estado mais justo, mais inclusivo, onde o cuidado e a dignidade de cada pessoa são princípios inegociáveis. O Regimento Capitão João Fernandes de Almeida, com anos de dedicação e comprometimento, finalmente vê este sonho tornar-se realidade. É uma conquista que demonstra a força do nosso esforço coletivo, fruto de uma longa espera e da determinação da nossa equipe de segurança e dos parceiros que acreditaram na importância desse projeto”, celebrou, ressaltando o papel de parceiros importantes como o professor da UFRN, Mário Cardoso.

O comandante da PM, Coronel Alarico Júnior destacou a importância do centro. “Uma ação fundamental para garantir que todas as crianças, independentemente de sua situação financeira, possam se beneficiar desses tratamentos transformadores, que tem no manejo cavalo um grande auxiliar à fisioterapia, cujo serviço iremos disponibilizar para a população”.

O centro, que dispõe de uma equipe multidisciplinar com oito militares, funciona às terças, quartas e quintas com disponibilidade de profissionais de terapia, psicologia e profissionais de equitação. Para participar das aulas o usuário precisa apresentar laudo médico comprobatório de TEA, a indicação médica e enviar um e-mail para equoterapia.pmrn@gmail.com, que a equipe responderá sobre os procedimentos para iniciar.

Por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SAPE), o Projeto de Equoterapia no Parque, sediado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim, realizou em 2024 cerca de 1.200 atendimentos a crianças com transtorno do espectro autista e paralisia cerebral. Em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Governo do Estado mantém o projeto e assegura o acesso gratuito à Equoterapia e tem sido fundamental para garantir que todas as crianças, independentemente de sua situação financeira, possam se beneficiar desses tratamentos transformadores.

 

EQUOTERAPIA

A Equoterapia tem se mostrado extremamente eficaz na melhoria da coordenação motora, comunicação, interação social e qualidade de vida das crianças, além de fortalecer os laços afetivos com os animais.

Além de oferecer serviços terapêuticos de alta qualidade, o projeto tem impactado positivamente a comunidade local, promovendo a inclusão e sensibilizando a população sobre as necessidades das pessoas com deficiência.

 

Tags:

RN
acolhimento
inclusão

voltar