Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024

Postado às 09h45 | 23 Dez 2024 | redação Centro de Operações Integrado da Neoenergia Cosern completa 10 anos

Crédito da foto: Reprodução Centro de Operações Integrado

Enquanto a vida transcorre com momentos de trabalho, estudos e descanso, há um setor na Neoenergia Cosern que não para de funcionar um minuto sequer: o Centro de Operações Integrado (COI). Neste mês, essa unidade que é considerada o “coração” da operação da distribuidora, celebra 10 anos desde sua migração da base vizinha à Subestação Elétrica Neópolis, zona Sul de Natal, para o edifício-sede da companhia, no Centro. É dela que o sistema elétrico do Rio Grande do Norte é monitorado em tempo real por técnicos, analistas e engenheiros eletricistas a partir de ferramentas de automação e comunicação de ponta.

“Celebrar os 10 anos da nova estrutura do Centro de Operações Integrado da Neoenergia Cosern é, sobretudo, vivenciar os avanços tecnológicos da nossa distribuidora. Hoje, somente com um clique, conseguimos realizar operações complexas na rede elétrica em todas as regiões do estado. Dispomos de modernos sistemas de automação e de comunicação com as equipes em campo, o que nos proporciona agilidade e, sobretudo, segurança nas nossas operações. Nos orgulhamos por oferecer, diuturnamente, energia elétrica de qualidade aos nossos mais de 1,6 milhão de clientes em todo o Rio Grande do Norte”, declara o supervisor.

O Centro de Operações Integrado ocupa um espaço de aproximadamente 160 metros quadrados com 12 posições de operação simultâneas. Cada uma delas conta com quatro ou mais telas de computador, além de uma videowall que mostra, em tempo real, o funcionamento das 83 Subestações Elétricas da Neoenergia Cosern distribuídas em todo o estado (79 Subestações fixas e 4 subestações móveis), bem como a posição dos mais de 400 eletricistas em campo.

Além do empreendimento no edifício-sede, a Neoenergia Cosern conta com mais um Centro de Operações Integrado em Parnamirim, chamado de COI Backup. Com estrutura similar ao instalado no Centro da capital potiguar, a segunda unidade foi inaugurada em 2021 com um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões. O COI Backup passa por testes operacionais todas as semanas e pode ser acionado a qualquer momento, conforme necessidade da empresa.

Fonte: Neoenergia Cosern

Tags:

Neoenergia
Cosern
energia
distribuidora
RN

voltar