O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou, no decorrer de 2024, 32 mil verificações em instrumentos como bombas de combustíveis, sistema de medição de GNV, balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), medidores de velocidade (radares) e cronotacógrafos. Também foram realizadas avaliações e exames em produtos pré-medidos e fiscalizados produtos com certificação compulsória pelo Inmetro como: brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos elétricos, materiais escolares, eletrodomésticos, produtos têxteis, entre outros.
No total foram 32.448 instrumentos fiscalizados divididos em 11.199 cronotacógrafos, 9.516 balanças, 7.375 bombas de combustíveis, 2.035 taxímetros, 975 esfigmomanômetros, 810 medidas de volume, 287 medidores de velocidade, 219 sistemas de medição de GNV, entre outros. Também foram feitas 811 inspeções na venda correta de pão francês e alimento a peso (self-service).
Dentre as irregularidades encontradas, a venda incorreta de pão francês foi a mais frequente nas fiscalizações com 13% de irregularidades nas 613 inspeções realizadas em todo o RN. Na verificação de instrumentos os que apresentaram um maior percentual de irregularidades em relação aos requisitos exigidos pelo Inmetro foram as balanças e as bombas de combustíveis com 7,1% e 5,2%, respectivamente.
Tags: