Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 14 Fev 2025 | redação Obra em Pau dos Ferros prepara chegada da água da transposição do São Francisco

Crédito da foto: Igor Jácome/g1 Máquinas escavam área onde tubulações serão instaladas, na barragem de Pau dos Ferros, RN

Por Igor Jácome, g1 RN

Uma obra iniciada neste mês de fevereiro na barragem de Pau dos Ferros, marca a preparação para a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco à região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A obra envolve a construção de comportas, além da instalação de duas tubulações de grande vazão de água e válvulas dispersoras, no final delas, que jogarão água para o Rio Apodi-Mossoró.

"O que nós estamos fazendo aqui é adequar a barragem de Pau dos Ferros para receber as águas oriundas da transposição do Rio São Francisco. Nós estamos instalando a tomada d'água suplementar que são duas redes de tubos com 2 mil milímetros", afirmou ao g1 o diretor de infraestrutura hídrica do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Luiz Hernani de Carvalho Jr.

Ao final das tubulações, duas válvulas dispersoras serão instaladas, com capacidade de vasão de 25 metros cúbicos de água por segundo, cada.

A obra tem custo previsto de R$ 39 milhões e faz parte dos serviços complementares para o recebimento da água pelo Ramal do Apodi - estrutura que deverá transportar, por gravidade, as águas do Rio São Francisco, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115,4 quilômetros.

A água vai entrar pela região Oeste do Rio Grande do Norte por meio de um túnel de 6,3 quilômetros de extensão em construção em Major Sales e seguir até a barragem de Angicos, em José da Penha. A obra foi visitada em setembro de 2023 pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). A previsão era de entrega da obra em 2025.

De lá, a água vai seguir o curso natural de rio até o açude Flechas e, em seguida, chegar à Barragem de Pau dos Ferros.

Por fim, a água saíra da barragem de Pau dos Ferros por meio do Rio Apodi-Mossoró, percorrendo a região Oeste potiguar até a Barragem de Santa Cruz, em Apodi. A estrutura em construção em Pau dos Ferros tem o objetivo de controlar essa vazão da água.

Segundo o Dnocs, a previsão é de que a obra em Pau dos Ferros dure 18 meses e seja concluída entre setembro e outubro de 2026. Além da barragem local, o diretor afirmou que o governo realiza obras de revitalização e adequação em outros 10 reservatórios do Rio Grande do Norte e Ceará, com custo estimado de R$ 200 milhões.

Tags:

Pau dos Ferros
Alto Oeste
água
rio
DNOCS

voltar