O novo serviço de ortopedia do Governo do Rio Grande do Norte, inaugurado no dia 7 passado, ultrapassou a marca de 210 atendimentos realizados em menos de 20 dias de funcionamento e, nesta terça-feira (25), começou a fazer cirurgias.
Instalado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho com o objetivo de atender casos de baixa e média complexidade de seis municípios da Região Metropolitana (Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu e Ceará-Mirim), o serviço vem ajudando a desafogar o quantitativo de atendimentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que nesta terça-feira já registrava corredor vazio.
A abertura da sala cirúrgica da ortopedia foi acompanhada pela secretária-adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz, ao lado da equipe de gestão do hospital, do vereador de Natal Daniel Valença, a secretária de Saúde de Macaíba Samara Bridget e a representação do mandato da deputada estadual Divaneide Basílio.
A primeira pessoa cirurgiada foi uma estudante de 13 anos, moradora da zona rural de Macaíba, seguida de pessoas oriundas de São Gonçalo do Amarante. “Mais de 200 pessoas que poderiam estar dentro do Walfredo já não foram até lá, aliviando a pressão no hospital, evitando pacientes nos corredores. O serviço de Macaíba já está cumprindo seu papel e vai ampliar os atendimentos ainda mais”, disse Leidiane Queiroz.
O serviço de ortopedia tem a capacidade de realizar até oito cirurgias por dia, além dos atendimentos de sutura, imobilização, reduções e outros de baixa complexidade.
A nova estrutura é fruto de uma articulação do Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde, que garantiu o investimento R$ 10,8 milhões para financiar os atendimentos em Macaíba.
Tags: