Redação do Jornal de Fato
O município de Serra Negra do Norte vai sediar a Primeira Boné Brasil – Feira Nacional do Boné. O evento será realizado entre os dias 31 de julho a 2 de agosto e deverá reunir representantes da indústria de todo o país. O objetivo é potencializar a atividade no município potiguar, considerado o segundo maior polo fabricante de bonés do Brasil.
Nesta terça-feira, 1º, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), Décio Nery, em busca de apoio para a realização da Primeira Boné Brasil. A reciprocidade foi imediata e o Sebrae será parceiro do Rio Grande do Norte na realização da feira.
“É uma parceria muito importante para fomentar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Sebrae, através do presidente, Décio Nery, mais uma vez chega junto ao governo do RN, assim como fez com a Fiart. Só temos a agradecer a sensibilidade do Sebrae para que possamos concretizar este evento”, disse a governadora.
O Seridó potiguar se destaca especialmente na produção de bonés e chapéus, com forte presença nos municípios de Caicó, São José do Seridó e Serra Negra do Norte, onde estão instaladas mais de 100 indústrias, que juntas geram cerca de 1.500 empregos diretos.
A região também abriga atividades complementares, como oficinas de costura, produção artesanal em bordado e confecções diversas, o que atrai fornecedores de matéria-prima e equipamentos, reforçando a competitividade dos pequenos negócios inseridos nesse ambiente produtivo. O setor educacional contribui significativamente para o fortalecimento dessa cadeia, com a oferta de cursos técnicos e superiores pelo IFRN – Campus Caicó.
O RN também se destaca como o estado que apresenta a maior VCR (Vantagem Comparativa Revelada) do país, indicador que mede a força relativa e a competitividade de uma região na produção e exportação de determinados produtos, em comparação com outras localidades, segundo informações do Data Sebrae – 2022.
“A Fátima, para nós, não é só a governadora do Rio Grande do Norte. Ela é a representação da luta das mulheres, que nunca se resignaram. É referência nacional. O RN é um estado importante, especialmente agora, em que o Brasil e o mundo vivem a era da sustentabilidade, e o RN está à frente. Todo pedido da governadora é importante, e estamos aqui para atender. O Sebrae Nacional estará ao lado da Feira Nacional do Boné, que é um símbolo de desenvolvimento”, afirmou Nery.
O prefeito de Serra Negra do Norte, Acácio Brito, declarou que “a primeira Boné Brasil vai ser a Feira Nacional da Cadeia Produtiva do Boné. Ela envolve todo o segmento nesse processo como: empresários, fornecedores de máquinas, equipamentos, além de institutos de pesquisa. E vai ser um evento voltado para a troca de conhecimentos, a difusão de tecnologias e muito network para que as pessoas possam ampliar o volume de negócios. Serra Negra do Norte é a capital nacional do boné personalizado. Então nós aguardamos todos no período de 31 de julho a 2 de agosto em Serra Negra do Norte, no sertão do Seridó do estado do Rio Grande do Norte”.
A reunião, que formalizou a parceria, ocorreu na sala da presidência do Sebrae Nacional e contou com a presença de várias autoridades, entre elas: João Hélio, diretor técnico do Sebrae RN; Hugo Fonseca, da Sedec; Guilherme Saldanha, da Sape e Eráclito Marques, Assessor da Presidência da República.
Tags: