Uma disputa territorial entre os municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará, vem gerando tensão e confusão entre os moradores da divisa. A polêmica ganhou repercussão nos últimos dias após a instalação de uma placa demarcatória por parte de Icapuí
Uma disputa territorial entre os municípios de Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, vem gerando tensão e confusão entre os moradores da divisa. A polêmica ganhou repercussão nos últimos dias após a instalação de uma placa demarcatória por parte do município cearense. As informações são do O Facho de Grossos.
De acordo a publicação, a sinalização, colocada na área limítrofe entre os dois estados, indica que a região em questão pertence ao Ceará — algo contestado pela gestão municipal de Tibau.
O Facho de Grossos destaca que a Prefeitura do município potiguar argumenta que a área sinalizada está, historicamente, sob sua jurisdição e que a população local sempre foi atendida pelos serviços básicos potiguares, como saúde, educação e coleta de lixo. Com a nova placa, moradores passaram a ser considerados “cearenses”, o que tem gerado confusão e insegurança jurídica na comunidade, além de revolta entre os residentes que se identificam com Tibau.
A situação se agravou após a tentativa da Prefeitura de Icapuí de entregar um ofício solicitando uma audiência para tratar do assunto. Segundo informações de um interlocutor que gravou um vídeo em frente à sede do Centro Administrativo de Tibau, o documento não foi recebido pela administração potiguar. A recusa em receber o ofício aumentou o clima de tensão entre os dois municípios vizinhos.
Moradores cobram uma solução definitiva, temendo prejuízos no acesso a serviços públicos e a possíveis conflitos futuros. Enquanto isso, a disputa segue sem resolução oficial, e cresce a expectativa por uma mediação entre os governos ou mesmo uma intervenção da União para definir legalmente os limites territoriais entre os dois municípios.
Tags: