Segunda-Feira, 05 de maio de 2025

Postado às 08h45 | 05 Mai 2025 | redação Agricultura Familiar e do artesanato movimentam o Mercado Público de Martins

Crédito da foto: Kayo Gutierres Prefeito César Móveis no mercado público de Martins

No sábado, 3, o Mercado Público Municipal de Martins voltou a ser palco de encontros, sabores e cultura com a realização da I Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento marcou o início de uma nova fase para o prédio histórico, que há anos estava quase sem uso e agora passa a ser utilizado como espaço de valorização da produção local e da tradição martinense, como compromisso assumido pelo prefeito em campanha.

Com barracas repletas de frutas, verduras, licores, mel, comidas típicas e artesanato feito por mãos da terra, a feira foi um verdadeiro retrato da riqueza da agricultura familiar e da criatividade dos artesãos da cidade. A animação ficou por conta do tradicional forró pé de serra, com direito a uma animada quadrilha puxada por Chico Mantega, figura querida e conhecida por comandar as festas juninas em Martins.

Prefeito César Móveis com artesã no mercado de Martins (foto: Kayo Gutierres)

Fabiana, artesã que produz peças em cerâmica ao lado de sua irmã, e do seu irmão que produz peças em madeira destacou a importância do espaço e da valorização do artesanaro nessa gestão. "Chega a ser emocionante ver nosso trabalho exposto em um lugar tão bonito e cheio de vida. Estamos tendo agora a oportunidade de mostrar nosso artesanato, nossa cultura, e a feira só veio a alavancar essa oportunidade de todos verem o arte dos martinenses", disse.

Já a agricultora Aurizete, que levou suas comidas feitas com alimentos  direto da roça, comemorou a realização do evento: “É um momento muito importante para todos nós da agricultura familiar. Espero que essa seja só a primeira de muitas feiras. O prefeito está de parabéns pela sensibilidade e por abrir esse espaço para o povo", destacou feliz.

Para o prefeito Cesar Móveis, a feira é um passo importante para devolver ao Mercado Público seu papel original: ser um ponto de encontro do povo, onde a produção local é valorizada e a cultura é celebrada. “Estamos resgatando as feiras de Martins e dando espaço ao que é nosso. É assim que queremos fortalecer nossa identidade e gerar oportunidade para nossa gente”, afirmou o gestor.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Gileno de Oliveira, o secretário municipal de Agricultura, Abraão Maximiano, demais secretários municipais, dos deputados João Maia e Isolda Dantas, e do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, reforçando o apoio das esferas estadual e federal à iniciativa.

A feira é o primeiro passo de um projeto maior que pretende realizar edições periódicas no local, transformando o Mercado Público em um espaço vivo, de economia criativa, cultura popular e fortalecimento da identidade martinense.

Tags:

Martins
agricultura
artesanato
RN

voltar