Segunda-Feira, 05 de maio de 2025

Postado às 08h57 | 16 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Operação Dia dos Pais realizada no RN encontra várias irregularidades

Operação foi realizada de 04 a 14 de agosto em três cidades no RN

Crédito da foto:

Operação Dia dos Pais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) e do Órgão Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) encontrou várias irregularidades que burlam o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo os dois órgãos, as principais situações foram as de publicidade enganosa, preços abusivos, peças do vestuário sem as informações nas etiquetas e produtos sem a marca do Inmetro.

De 04 a 14 de agosto foram visitados 937 estabelecimentos em Natal, Mossoró e Parnamirim. Das lojas visitadas pelo Ipem/RN apenas três apresentaram irregularidades e foram notificadas.

O Ipem/RN tinha como objetivo verificar as etiquetas em produtos do vestuário masculino e orientar o consumidor com relação às indicações que devem constar na etiqueta e que obedecem ao regulamento técnico aprovado pela resolução de número 06/2005 do Conselho de Metrologia (Conmetro). Enquanto o Procon/RN fiscalizou se havia alguma informação de preços dos produtos e serviços oferecidos, disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor para consulta e se constava o telefone do Procon em local de fácil visualização.

Segundo Cyrus Benavides, Diretor do Ipem/RN e Coordenador Geral interino do Procon/RN, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Delegacia do Consumidor (Decon) deram todo os suporte necessário à operação. “Somamos esforços com a Sejuc, que foi nossa parceira, e tivemos o apoio da Delegacia do Consumidor que ficou todo o tempo dando o resguardo as nossas equipes. E juntos, Ipem e Procon percorreram das lojas mais simples aos shoppings para não só notificar, como para educar”, finalizou ele.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 15, o Secretário da Sejuc, Wallber Virgulino, disse estar satisfeito com o desempenho do Procon. “O direito do consumidor é um direito que atinge do pobre ao rico, daí a importância da fiscalização, da cobrança e das medidas que o Procon vem adotando”, diz. 

Tags:

voltar