Senador Garibaldi Filho apresentou a indicação ao OGU 2017
Blog do César Santos
A coluna resgata do arquivo do Novo Jornal, de Natal, reportagem publicada na edição do dia 21 de dezembro de 2015, retratando sobre a possibilidade de o Rio Grande do Norte receber obras de infraestrutura decisivas para o seu desenvolvimento, inseridas no Plano Plurianual (PPA), enchendo de esperança os norte-rio-grandenses que esperam pelos investimentos ao longo de décadas.
Leia o que o Novo Jornal, do jornalista Cassiano Arruda, publicou:
“A duplicação da BR-304, a inclusão do Rio Grande do Norte na rota da ferrovia Transnordestina, a integração das bacias hidrográficas do estado, o asfaltamento da BR-104 e a construção do Parque Tecnológico de Mossoró foram incluídos no Plano Plurianual aprovado pelo Congresso.
O PPA estabelece os projetos e os programas de longa duração do Poder Executivo, definindo objetivos e metas para um período de quatro anos. A inclusão de uma obra no Plano Plurianual é o primeiro passo para que ela seja objeto das leis orçamentárias posteriores (LDO e LOA) e da consequente execução por parte do Governo.
As obras entraram no PPA por meio de emendas do deputado federal Beto Rosado (PP). ‘A ligação de Mossoró com a ferrovia Transnordestina, por exemplo, vai servir para escoar nossa produção de sal, petróleo, gás, calcário, gesso, cimento e tantos outros produtos. Isso será feito com a construção de uma estrada de ferro até o município de Itapiúna, no Ceará’, explicou o deputado.
Outra obra importante é a duplicação da BR-304, principal ligação da capital com as regiões Central e Oeste. O trecho a ser duplicado começa no entroncamento com a BR-226, passa pelo município de Mossoró e segue até o entroncamento com a BR-116, no Ceará. Além do escoamento da produção local, a obra vai permitir a diminuição do número de acidentes na estrada.”
Pois bem…
De lá para cá pouca coisa ou nada aconteceu de concreto. Nenhuma das obras listadas, todas de grande relevância, saiu do papel. No entanto, deve ser dito, e reconhecido, que a ação parlamentar que incluir esses projetos no PPA pode, sim, permitir que os investimentos sejam viabilizados através das leis orçamentárias.
Nesse sentido, o senador Garibaldi Filho (PMDB) incluiu a proposta de dotação inicial de R$ 300 milhões para a duplicação da BR-304. A emenda será destinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes.
A indicação de Garibaldi está entre as 97 propostas de emendas que serão analisadas pela Comissão de Orçamento.
A possibilidade de o investimento ser feito é real e, isso ocorrendo, finalmente, a região de Mossoró, como polo vetor da economia potiguar, ganhará um enorme reforço que lhe foi negado até aqui.
Tags: