Depois de um histórico de premiações científicas, até o dia 25 de novembro, 3 estudantes do Campus Natal-Zona Norte do IFRN permanecem em Lima, no Peru, para uma grande missão: representar o Rio Grande do Norte no XVIII Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (CIENTEC 2016). O evento começou no dia 21 deste mês. Matheus Santos, Felipe Moraes e Gabriel Medeiros têm entre 17 e 18 anos e fazem o ensino médio integrado ao técnico da Instituição.
Esta é a primeira vez que fazem uma viagem internacional, como resultado dos trabalhos desenvolvidos junto ao Terminal Educativo Digital (TED), projeto desenvolvido no Campus Zona Norte, com coordenação dos professores Alba Lopes e Edmilson Campos. O projeto faz parte do grupo de pesquisa "Fases e Inovação".
O TED Saúde, apresentado no Peru por Felipe Morais, de 18 anos, foi o primeiro fruto do grupo de pesquisa. Em seguida veio o Smart GAS, levado à capital peruana por Matheus e Gabriel, ambos com 17 anos. Os projetos usam a tecnologia para propor melhorias nas áreas de saúde e para o uso doméstico do gás de cozinha.
Através de um disposito Kinect, utilizado em aparelhos de vídeo games, o TED Saúde propõe intervenções educativas em salas de espera de consultórios médicos. Já com a ferramenta de internet das coisas, Matheus e Gabriel desenvolveram um aplicativo móvel que, conectado aos chamados botijões de gás, permite calcular o nível de gás ainda restante, permitindo um melhor controle das despesas domésticas. O dispositivo também ajuda a prevenir acidentes, pois calcula possíveis vazamentos. A internet das coisas propõe a hiper conexão entre objetos como eletrodomésticos e a internet.
A trajetória dos jovens estudantes, envolvidos desde o ensino médio com projetos de pesquisa, é recheada de prêmios:
TED Saúde
Smart GAS
Tags: