Publicada nesta quinta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa Estatística do Registro Civil 2015 aponta que o Rio Grande do Norte teve a menor taxa de divórcio entre as unidades federativas no ano passado.
Segundo o levantamento, o RN teve a taxa de 1,11%. O estado com a maior taxa geral de divórcio foi Roraima, com 3,78%. A pesquisa ainda revelou que no RN a idade média do homem na data da sentença ou da escritura do divórcio é de 43 anos. Já em relação a chega a 41 anos.
No Rio Grande do Norte, o tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença ou escritura do divórcio ficou em 17 anos, índice igual ao verificado no Pará e Maranhão e superado apenas pelo Piauí e Rio Grande do Sul, que o tempo entre as datas é de 18 anos para o divórcio.
A Pesquisa Estatísticas do Registro Civil apurou 328 960 divórcios concedidos em 1a instância ou por escrituras extrajudiciais no País. Houve um declínio no número de divórcios contabilizados pela pesquisa em relação à 2014, quando o total de divórcios concedidos em 1a instância ou por escrituras extrajudiciais foi de 341 181.
Desde 1984, a coleta, a apuração e a divulgação das informações relativas aos assentamentos de divórcios são realizadas pelo IBGE, passando a integrar o conjunto das Estatísticas do Registro Civil. Os registros de divórcios permitem conhecer como as dissoluções dos casamentos vêm ocorrendo, ao longo dos anos, em virtude das graduais alterações da legislação sobre o tema no território brasileiro, principalmente a partir da Emenda Constitucional n. 66, de 13.07.2010.
Veja publicação completa aqui.
Tags: