A medida foi retomada no fim da tarde deste domingo (27)
O abastecimento de água nos municípios de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando foi retomado no fim da tarde deste domingo, 27. A informação é da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) através de nota.
Com isso, as cidades saíram da lista de colapso. A água chegou na captação em Jardim de Piranhas. Agora, o número de cidades em colapso no abastecimento de água no RN diminuiu para 26.
Diversas ações foram realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) Caern e pela Defesa Civil. Dentre os trabalhos está a intensificação da fiscalização do uso irregular da água, a gestão hídrica junto a Agência Nacional de Águas (ANA), bem como, o trabalho de abastecimento alternativo da população por meio de carros pipas. “A ação rápida do nosso governo, que não mediu esforços e estabeleceu uma força-tarefa em várias frentes sob o nosso comando, tornou possível a volta d'água”, afirmou o governador Robinson Faria.
VEJA TAMBÉM:
Caern suspende abastecimento de água em Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando
Medida estabelece novas restrições para uso da água no Piranhas-Açu
Esvaziamento de açude causa suspensão no abastecimento d’água em cidade do RN
Pendências, Macau e Guamaré entram em colapso no abastecimento de água; número chega a 25
Equipamentos usados para desvio irregular de água no Canal do Pataxó são retirados do local
Integração Nacional reconhece situação de emergência em 153 municípios potiguares
Governo do Estado publica novo decreto de situação de emergência no RN
Mesmo diante da retomada do abastecimento, a Caern esclarece que a população deve usar a água de forma racional. “O uso racional da água deve ser uma atitude permanente, mas no cenário de escassez de água como o que vivemos, este gesto torna-se essencial”, explica o diretor presidente da companhia, Marcelo Toscano. É válido ressaltar que, mesmo com a retomada da captação no rio Piranhas/Açu, o plano alternativo de abastecimento da região está montado para alguma eventual necessidade. “A população pode ter a certeza de que não mediremos esforços para manter o abastecimento do Estado”, conclui Marcelo Toscano.
Tags: