Quarta-Feira, 26 de fevereiro de 2025

Postado às 08h58 | 08 Dez 2016 | Edinaldo Moreno Petrobras realiza simulado de emergência no litoral do RN

O cenário envolverá um vazamento fictí­cio de petróleo no mar

Crédito da foto:

Teve início na última quarta-feira, 7, e prossegue nesta quinta-feira, 8, o exercício simulado de emergência da Petrobrás no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo a estatal, o cenário envolverá um vazamento fictício de petróleo no mar com simulação de chegada na praia do volume derramado.

O local exato de chegada do óleo será definido somente durante a realização do simulado, razão pela qual as equipes de contingência estarão preparadas para atuar nas imediações das praias dos municípios de Areia Branca, Tibau e Grossos.

“Como decorrência dessa operação poderá haver movimentação de pessoas e equipamentos durante estes dois dias de treinamento nas praias desses municípios”, informou a Petrobrás em nota.

A realização de simulados de emergência atende à política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras e tem como objetivo verificar a efetividade dos mecanismos de segurança desenvolvidos pela companhia, como o Plano de Resposta à Emergência. Sua execução é fundamental para o treinamento das equipes que atuam diretamente neste controle e para preparar a força de trabalho a enfrentar situações dessa natureza.

Além do envolvimento de empregados da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará – UO-RNCE, o treinamento contará com o acompanhamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Também foram convidados a participar do exercício simulado a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Marinha do Brasil, através das Capitanias dos Portos de Natal e Areia Branca, e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).
 
A realização do exercício não causará impactos nas atividades da Petrobras na região. 

Tags:

voltar