As afetadas são Floránia, São Vicente, Tenente Laurentino, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Jucurutu
O fornecimento de água para os municípios atendidos pela adutora Serra de Santana foi suspenso na última sexta-feira, 9. A informação foi repassada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) através de nota.
As cidades atingidas são Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Jucurutu, além de 170 comunidades rurais inseridas na microrregião denominada de Serra de Santana.
A medida foi ocasionada pela falta de água no ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em consequência do quinto ano consecutivo de seca.
A Caern informa que trabalha com máquinas de grande porte e operários na dragagem do manancial, inclusive nos fins de semana. O objetivo é formar um canal até o ponto de captação. A empresa acredita que poderá retomar o abastecimento gradativamente com o esforço que vem sendo realizado.
Com a entrada das sete cidades em colapso, a quantidade de sistemas paralisados soma 33. Já na lista de rodízio, hoje, estão 60 cidades. Quando não há atendimento da Caern, a população passa a ser atendida pelas Defesas Civis Estadual e Municipais, assim como pelo Exército através de carro-pipa.
Tags: