Terça-Feira, 25 de fevereiro de 2025

Postado às 08h16 | 08 Mar 2017 | Edinaldo Moreno Dezesseis mulheres já foram mortas neste ano no Rio Grande do Norte, revela Observatório

Segundo levantamento do OBVIO,a maioria dos agressores são maridos, namorados e/ou ex-namorados

Crédito da foto:

Levantamento do Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO) aponta que 16 mulheres já foram assassinadas no estado neste ano. O Mapa do Feminicídio mostra que 4 delas teriam sido mortas por questão de gênero.

Destas mulheres mortas, 12 foram assassinadas por arma de fogo uma por asfixia, outra por arma branca, uma por queimadura e outra por espancamento.

A maior parte das vítimas tem entre 18 e 30 anos, informa ainda o órgão. Segundo o mapeamento, a maioria dos agressores são maridos, namorados e/ou ex-namorados.

O RN conta com cinco Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). Elas funcionam em Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó.

No ano passado, foram instaurados um quantitativo de 2.553 procedimentos investigativos, como inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência. Destes, 2.394 procedimentos foram concluídos, o que significa que os autores das violências foram devidamente identificados e que os casos foram remetidos para as providências judiciais.

As investigações são relacionadas aos casos de violência doméstica que foram praticados contra as mulheres no Rio Grande do Norte, envolvendo crimes como estupro, violência sexual mediante fraude, assédio sexual e lesões corporais.

Tags:

voltar