Em audiência pública ocorrida nesta sexta-feira (27), em Mossoró, o representante do Governo do Rio Grande do Norte anunciou que a previsão é de que a reforma para ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia ocorra até março de 2018.
Representando o Executivo Estadual, o secretário de Saúde Pública do RN, George Antunes, anunciou que até setembro próximo a pasta fará o encaminhamento de projeto arquitetônico da reforma à Secretaria de Infraestrutura do Estado, visando à abertura de processo licitatório para a contratação de empresa de engenharia que irá executar as obras de novos 20 leitos de UTI no Hospital.
A expectativa, segundo ele, é que a reforma seja concluída até março de 2018. Além disso, o gestor assegurou para os próximos dias a contratualização de outros dez leitos de UTI com o Hospital Wilson Rosado. Na oportunidade, o secretário George Antunes informou que o Governo do Estado já vem desenvolvendo um trabalho para a instalação, até dezembro, de uma Central de Regulação em Mossoró.
Outro ponto abordado durante a audiência é a recente assinatura de Termo de Cooperação Técnica Financeira entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a complementação de recursos para serviços de média e alta complexidade. O documento prevê o investimento de R$ 11.397.677,62 para a complementação da tabela SUS (Sistema Único de Saúde).
Com a aprovação do documento, o município poderá retomar as cirurgias eletivas, que estavam paralisadas desde o ano passado. “A complementação deste tipo de procedimento será de 100% da tabela SUS, sendo 60% dos recursos de responsabilidade do Estado e 40% do município”, explicou o secretário municipal de Saúde, Benjamin Bento.
Participaram da audiência pública, proposta pelo deputado Souza (PHS), o representante da Secretaria de Infraestrutura, Luciano Cavalcante; a vice-prefeita de Mossoró, Nayara Gadelha (PP); vereadora Aline Couto (PHS); defensor público Helio Cabral; representante da OAB, Thales Freitas; representante do Comitê de Saúde Estadual, Luara Fernande; diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, Fausto Guzen; coordenador geral do SindSaúde, João Morais; representante da maçonaria, Diego Danta; além de representantes da sociedade civil e outras lideranças políticas da região.
Com informações da ALRN.
Tags: