No último mês de maio, o setor de serviços no Rio Grande do Norte apresentou uma variação positiva de 2,7% na comparação com igual mês do ano anterior, sem ajuste sazonal. O índice consta na Pesquisa Mensal de Serviços divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual potiguar ficou atrás somente do verificado em Mato Grosso, que teve 8,6%, e Paraná, com 6,9%, foram as maiores variações positivas. As maiores variações negativas foram registradas em Rondônia, com -20,4%, Amapá, com -18,5% e Roraima, com -16,9%.
No que se refere aos resultados regionais do setor de serviços em maio, com ajuste sazonal, as maiores variações positivas de volume, em relação a abril, foram registradas no Amazonas (6,2%), Rio Grande do Sul (4,1%) e Mato Grosso (3,2%). As maiores variações negativas foram observadas em Roraima (-5,3%), Rondônia (-4,8%) e Distrito Federal (-4,6%).
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior sem ajuste sazonal, as variações positivas foram as seguintes: Pernambuco (10,1%), Goiás (7,8%), Santa Catarina (5,0%) e São Paulo (0,9%). As variações negativas foram as seguintes: Rio de Janeiro (-22,0%), Distrito Federal (-17,4%), Espírito Santo e Rio Grande do Sul (ambas com -10,0%), Paraná (-4,6%), Minas Gerais (-4,4%), Ceará (-0,3%) e Bahia (-0,1%).
A publicação completa da Pesquisa Mensal de Serviços pode ser acessada aqui.
Tags: