Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 04 Nov 2017 | Redação Resolução do Igarn e ANA restringe captação de água em açudes e rio no RN

Crédito da foto: Divulgação Não há restrições para abastecimento humano e dessedentação de animais

Resolução conjunta do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e da Agência Nacional de Águas (ANA) estabelece regras de restrição para captações de água localizadas nos açudes Armando Ribeiro Gonçalves e Pataxó, no rio Açu e Açude Pataxó. As restrições passaram a valer desde a última quarta-feira, 1º. Não há restrições para abastecimento humano e dessedentação de animais.

Segundo o Igarn, na manhã da última sexta-feira, 3, o nível da régua a estação fluviométrica Pendências marcou 0,91cm, o que torna necessária a interrupção das captações de água destinadas a empreendimentos de irrigação, aquicultura em tanques escavados e indústria.

De acordo com o artigo 14 da Resolução, “enquanto o nível d’água observado na estação fluviométrica Pendências (código 37761000) for inferior a 1,00 m, as captações de água destinadas a empreendimentos de irrigação, aquicultura em tanques escavados e indústria deverão ser interrompidas, com vistas a possibilitar a continuidade da operação dos sistemas públicos de abastecimento de água”.

As novas regras estabelecem horários de operação, vazão máxima e volume máximo semanal para retirada de águas do Rio Açú pelos empreendimentos produtivos. Todos os horários de captação são noturnos, visando o uso sustentável da água do rio e a manutenção do abastecimento das populações que dele se utilizam. Os empreendimentos devem possuir dispositivos que permitam aferir e registrar os volumes de água captados.

Para mais detalhes sobre a Resolução Conjunta ANA/IGARN n.º 1932/2017, clique aqui.

Tags:

ANA
Igarn
captação de água
açudes
rio
Pataxó
Armando Ribeiro Gonçalves

voltar