Os petroleiros e petroleiras do Rio Grande do Norte rejeitaram a proposta da Petrobras e aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado, rejeitaram a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho durante as sessões deliberativas ocorridas nesta semana em unidades administrativas e operacionais. As informações são da assessoria de comunicação do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN (Sindipetro/RN).
Na próxima quarta-feira, 30, a categoria vai se mobilizar no “Dia Nacional de Luta por nem um direito a menos!”. Durante a jornada serão promovidas paralisações, atrasos de expediente, suspensão da emissão de PTs, além de concentrações e protestos em frente às principais unidades da empresa. A ideia é preparar a categoria para a eventual necessidade de deflagração da greve.
Em todo o Brasil, a contraproposta da empresa está sendo recusada. De acordo com as deliberações, o novo ACT deve abranger trabalhadores de todas as subsidiárias, inclusive da Araucária Nitrogenados, com renovação e validade por dois anos. O documento também deve contemplar o Termo Aditivo, já apresentado pela FUP à empresa, com salvaguardas à contrarreforma trabalhista.
O Sindipetro informou que a segunda contraproposta da Petrobrás para o ACT não obteve nenhum voto favorável. O indicativo de greve por tempo indeterminado não recebeu nenhum voto contrário. Neste caso se empresa insista em apresentar proposta que signifique redução de direitos
Segundo o órgão, nesta segunda-feira, 27, FUP e Sindicatos notificarão a Petrobrás sobre o resultado das assembleias.
Tags: