Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 08h00 | 08 Dez 2017 | Redação Projetos de Santana do Seridó e Mossoró vencem Prêmio ANA 2017

Crédito da foto: Divulgação Professor Nildo Dias recebendo o Prêmio ANA 2017

Projetos da Prefeitura de Santana do Seridó e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) venceram, respectivamente, nas categorias Governo e Pesquisa e Inovação Tecnológica. A cerimônia de entrega do Prêmio ANA 2017 ocorreu no teatro da Caixa Cultural de Brasília na última quarta-feira, 6. Essa é a maior premiação do Brasil sobre o tema água.

Na categoria Governo, o projeto Palmas para Santana concorreu com trabalhos finalistas de Caxias do Sul (RS) e Maceió (AL). Realizado pela Prefeitura de Santana do Seridó desde junho de 2014 no município, a iniciativa tem o objetivo de promover a utilização de água residuária para produção de forragem animal na forma de palma forrageira variedade orelha de elefante, suficiente para dar segurança forrageira ao rebanho local no período seco e acabar com o lançamento dessa água no leito dos rios da região, solucionando também um problema ambiental.

Na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica o projeto Produção Agrícola Familiar Utilizando Rejeito da Dessalinização da Água Salobra como Suporte Hídrico, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), de Mossoró, concorreu na final do Prêmio ANA com projetos de Caratinga (MG) e de Campinas (SP). Voltado para agricultores familiares, o trabalho busca avaliar a sustentabilidade econômica e socioambiental do uso agrícola do rejeito da dessalinização da água salobra em um sistema integrado de produção; sensibilizar as comunidades rurais sobre a preservação dos recursos hídricos; avaliar a viabilidade técnica de horta comunitária e do cultivo de tilápias produzidas em viveiros, utilizando rejeito da dessalinização como suporte.

Os trabalhos serão apresentados durante o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo sobre recursos hídricos que acontecerá em março de 2018 em Brasília.

Promovida pela ANA com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a premiação busca reconhecer o mérito de iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Além disso, o Prêmio ANA dá destaque a trabalhos que apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os brasileiros. A Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) apoiou o evento.

Conheça aqui cada um dos trabalhos vencedores.

Tags:

Santana do Seridó
Mossoró
Prêmio ANA 2017
Ufersa

voltar