Segundo companhia, as chuvas do primeiro quadrimestre aumentaram o nível de alguns reservatórios potiguares. A perspectiva é reduzir de 14 para dois o número de municípios em colapso no abastecimento
A perspectiva da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é reduzir de 14 para dois o número de municípios em colapso no abastecimento. Segundo a companhia, as chuvas do primeiro quadrimestre aumentaram o nível de alguns reservatórios potiguares.
Pelo cronograma da Caern, o abastecimento da cidade de Jardim do Seridó deve ser retomado nesta quarta-feira. Na próxima semana, os municípios de José da Penha e Luís Gomes, no Alto Oeste, retornam o abastecimento.
Ainda de acordo com o órgão, durante o mês de maio, o número de cidades em colapso deve reduzir ainda mais. No Alto Oeste, a previsão é retornar o abastecimento das seguintes cidades: Marcelino Vieira, Almino Afonso, Paraná, Rafael Fernandes, João Dias e Tenente Ananias.
Já no Seridó, a cidade de Cruzeta. No Oeste potiguar outras duas cidades devem ter o fornecimento de água restabelecido: Patu e Messias Targino receberão água através da Adutora Médio Oeste.
MANUTENÇÃO
Para restabelecer o fornecimento de água nestes municípios que estavam em colapso, a Caern tem trabalhado na manutenção dos sistemas, fazendo a remontagem de equipamentos, bem como, tem realizado sucessivas análises da água captada. Devido ao tempo paralisado de alguns sistemas estão ocorrendo vazamentos que são prontamente corrigidos pela empresa.
ECONOMIA
Este é um momento de comemorar, mas com ressalvas. Estamos em um período invernoso e a população precisa fazer sua parte, usando a água disponível com moderação, tendo o cuidado para evitar o desperdício nas atividades do dia a dia. Com a perspectiva de preservar a água, a Caern reativa todos estes sistemas que estavam em colapso com o sistema de rodízio.
OUTRAS CIDADES
As cidades que ainda sem previsão de retorno do abastecimento são: Pilões e São Miguel, ambas no Alto Oeste.
Tags: