A Receita Federal registrou até a última quinta-feira, 18, 169.142 declarações do Imposto de Renda no Rio Grande do Norte. O número equivale a pouco mais de 52% do total.
A expectativa é de que 320.250 contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega da declaração será encerrado às 23 horas 59 minutos e 59 segundos do dia 30 de abril de 2019.
Se o contribuinte estiver obrigado a apresentar a declaração e a apresentação for realizada após o prazo final, será cobrada multa por atraso na entrega da declaração.
Para acertar as contas com o leão, o contribuinte deve baixar o programa gerador do IR. Também pode declarar por meio de "tablets" ou "smartphones". Nesse caso, deve buscar os aplicativos nas lojas virtuais. A entrega pode ser feita, ainda, na página do próprio Fisco, no formato "online" - com certificado digital.
O contribuinte pode importar dados de 2018 para facilitar a declaração, o que deve ser feito logo no início do preenchimento. No caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.
O Receitanet (programa para o envio da declaração) foi incorporado ao programa do IR 2019, não sendo necessária sua instalação em separado. A Receita informa, porém, que o serviço de recepção de declarações não funciona no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).
Tags: