Em março de 2019, o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 0,4% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 0,2% em fevereiro. A variação acumulada no primeiro trimestre de 2019 foi de -2% em relação ao mesmo período de 2018.
Em comparação com a média do Brasil, o crescimento de 0,4% do comércio potiguar representa desempenho um pouco acima da média nacional, 0,3%.
Em relação aos demais estados do Nordeste, o comércio potiguar apresentou um aumento no volume de vendas com valor intermediário, tendo em vista que o crescimento de 0,4% frente ao mês anterior foi o quinto maior entre os nove estados.
Ressalta-se que, apesar do crescimento em comparação com fevereiro deste ano, frente a março de 2018, houve uma redução de 6,5% no volume de vendas no comércio varejista, o que condiz com o contexto de variação negativa do comércio varejista nacional, que registrou recuo de 4,5%, com predomínio de resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação, destacando-se a Paraíba (-10,7%), que teve a maior redução em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil, investigando a receita bruta de revenda e o volume de vendas nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. O indicador comércio varejista ampliado agrega aos índices do varejo as atividades "Veículos, motocicletas, partes e peças" e "Material de construção", que incluem o ramo atacadista.
Diagnóstico sobre Passagem das Traíras será apresentado hoje em Caicó
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) vai apresentar hoje (10), durante reunião pública em Caicó, o resultado dos estudos contratados pelo Governo do Estado para diagnosticar e avaliar as condições da Barragem de Passagem das Traíras, localizada no município de São José do Seridó.
O evento será promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e vai acontecer a partir das 9h, no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, localizado no Largo Dom Manoel Tavares, 19, bairro Paraíba, em Caicó.
A empresa Acqualtool, executora do contrato, elaborou estudos hidrológicos, diagnóstico ambiental e realizou uma sondagem da barragem para produção do documento que será apresentado com as recomendações técnicas.
Participam da reunião de amanhã o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, equipe técnica da Semarh, Igarn, Defesa Civil, empresa Acqualtool, prefeitos, vereadores e toda a sociedade da região.
Tags: