Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 13h45 | 11 Abr 2020 | Redação Rio Grande do Norte tem 13 mortes por Covid-19, aponta novo boletim

Crédito da foto: Extraída da internet Das 13 mortes registradas no estado, seis foram em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública confirmou mais duas mortes pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A informação consta no mais recente boletim epidemiológico divulgado no final da manhã deste sábado, 11. O número subiu para 13 mortes por Covid-19.

Os novos óbitos foram registrados em Mossoró e Apodi. Com isso, a Capital do Oeste tem seis mortes confirmadas pela doença. Os detalhes do último óbito em Mossoró não foram divulgados. A morte em Apodi é de uma mulher de 79 anos. Segundo a Sesap, ela estava internada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e tinha quadro de diabetes .

A pasta estadual informa que outras nove mortes estão sob investigações. Duas delas são em Mossoró. As demais são em Ipanguaçu, José da Penha, Luís Gomes, Macau, Parnamirim, Pua dos Ferros e Tenente Ananias.

A primeira morte por Covid-19 na cidade ocorreu no dia 28 do mês passado. A vítima foi o professor de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Luiz Di Souza. Ele tinha 61 anos. Ele morreu no último dia 28 de março. O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na sexta-feira, 27 de março, e teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite do sábado.

O segundo óbito registrado na Capital do Oeste foi do técnico de enfermagem, Luiz Alves de Brito. Ele tinha 48 anos e era servidor da Prefeitura de Areia Branca e do Hospital Maternidade Almeida Castro. Segundo informações, o homem faleceu na UTI de um hospital privado.

A terceira morte na cidade foi de uma senhora de 90 anos. A idosa faleceu há cerca de 15 dias. As amostras colhidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande Norte atestaram positivo para o novo coronavírus.

O quarto e quinto óbitos na cidade foram registrados na manhã da última quarta-feira, 8. Elias Fernandes Jales Neto, de 58 anos morreu vítima da Covid-19. Neto da Panelada, como era mais conhecido, chegou ao hospital privado no último dia 31 de março. Ele passou nove dias internado e veio a óbito às 2h da madrugada de quarta.

Já um homem de 62, que não teve a identidade revelada, também deu entrada em um hospital privado um dia antes de Neto da Panelada. O idoso passou 10 dias internados e veio a óbito às 4h10 também da quarta.

Casos suspeitos caem e de confirmados sobem

Ainda segundo o último boletim divulgado pela Sesap, o número de casos suspeitos caiu e os de confirmados subiu em relação ao boletim epidemiológico da última sexta-feira, 9, na Capital do Oeste. O primeiro saiu de 189 para 183 e o segundo cresceu de 63 para 65 pessoas infectadas.

Os casos que permanecem como casos suspeitos seguem aguardando os resultados dos exames laboratoriais e/ou investigações epidemiológicas. Informamos ainda que para as amostras analisadas no LACEN-RN o prazo é de até 05 dias, a depender da demanda de processamento do laboratório.

Os referidos pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar, sendo esta a principal medida recomendada, conforme Protocolo Clínico Estadual e Nacional.

Sobe para 289 casos confirmados no RN

O boletim da Sesap também atualizou o número de casos confirmados no estado, agora são 289. Os suspeitos somam 2.881 e os descartados 1.146.

Dentre casos confirmados, 283 casos são de residentes do RN, 01 caso está em investigação para definição de município de residência, e 05 são de indivíduos residentes em outros estado brasileiros.

Atualmente o RN conta com notificações advindas de todas as regiões de saúde, especificamente em 140 municípios. Dentre os casos notificados, infere-se que apesar de Natal concentrar 40,05% das notificações, observa-se que o município de Bodó é o que apresenta maior taxa de notificação de casos suspeitos (355,56/100.000hab).

Ao que se refere à incidência dos casos de COVID-19, o RN apresenta coeficiente de 8,1/100.000, estando acima do coeficiente nacional (7,5/100.000), conforme boletim epidemiológico 8 do Ministério da Saúde publicado em 09 de abril do corrente ano. Assim, infere-se que o município de Tibau é o que apresenta maior incidência (24,6/100.000) no Estado, seguido do município de Mossoró (22,1/100.00) e São Gonçalo do Amarante (18,8/100.000).

Dos 2881 casos suspeitos, 31 casos são de indivíduos residentes de outros estados e 05 casos ainda aguardam conclusão de investigação para definição de município de residência. Assim como observa-se que dos 1146 casos descartados, 21 casos são de residentes de outros estados, e 09 casos ainda aguardam conclusão da investigação para definição de município de residência.

Tags:

Mossoró
Capital do Oeste
investigação
Covid-19
Sesap

voltar