BLOG DO CÉSAR SANTOS
Lembra do comitê de cientistas que o consórcio de governadores do Nordeste formou com intuito de combater as ações do Governo Federal e, por gravideade, orientar caminhos dos estados nordestinos no enfrentamento ao novo coronavírus?
Pois bem.
O tal comitê está sugerindo que a governadora Fátima Bezerra (PT) determine lockdown em Natal e Mossoró. Diz o comitê, em boletim, que as duas maiores cidades do RN correm risco de colapso na saúde pública.
Ou seja, os nobres cientistas descobriram o que todo mundo já sabia desde sempre: a sucateada rede de saúde pública potiguar pode entrar em colapso.
Aliás, falta de leitos de UTI, superlotação, corredores de hospitais entupidos de doentes em macas são cenários que o povo potiguar está calejado de assistir.
Vale lembrar que o RN não tem representante no comitê desde a saída de Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, por divergências com o comitê, inclusive ser contrário à implantação de lockdown.
Valentim continua integrando um comitê estadual e, há poucos dias, o Governo do Estado se posicionou contra o lockdown em Mossoró, Natal e região metropolitana, pedido na justiça pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINDSAÚDE/RN).
O pedido do Sindsaúde em Natal, inclusive, foi rejeitado pelo juiz Luiz Alberto Dantas, que não viu legitimidade da entidade na ação.
Em Mossoró, um pedido da regional do Sindsaúde está na mesa da juíza Kátia Cristina Guedes Dias, da 2ª Vara da Fazenda Pública, aguardando uma decisão. Prefeitura e Governo do Estado apresentaram defesa contra o pedido.
ACOMPANHA OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO PODER NO BLOG DO CÉSAR SANTOS
Tags: