Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 14h00 | 25 Mai 2020 | Redação Ministério da Saúde vai enviar 80 respiradores para o Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Elisa Elsie/Governo do RN Os aparelhos vão servir para pacientes que contraíram o novo coronavírus

A assessoria de comunicação do Governo do Rio Grande do Norte comunicou no início da tarde desta segunda-feira, 25, que o Ministério da Saúde vai enviar 80 respiradores para o estado, sendo que 40 deles somente para Natal, para o combate a proliferação do contágio pelo novo coronavírus.

Os equipamentos servirão para que o Governo do RN possa dar continuidade à expansão de leitos públicos de saúde. Em conversa com o ministro-chefe da Secretaria de Governo Federal, Luiz Eduardo Ramos,  na manhã desta segunda-feira (25), por telefone, a governadora Fátima Bezerra ouviu dele a confirmação de que mais 40 respiradores devem chegar nesta terça-feira (26) para o Governo do RN.

"Com isso poderemos expandir mais leitos para atender os pacientes com Covid no nosso Estado. Meus agradecimentos ao ministro, em nome do povo potiguar, pela sensibilidade e atenção dada diante desse momento tão aflitivo que nós vivemos em decorrência da pandemia”, afirmou Fátima Bezerra.

Na coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta segunda-feira para a atualizar os números da Covid-19 no estado, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Petrônio Spinelli, revelou para onde vão 20 desses equipamento num primeiro momento.

“Eu queria fazer um comentário rápido ainda sobre o destino deste respiradores. Vou falar só dos 20 mais complexos, que tem os 20 menos complexos. Por que é importante? Porque dar a dimensão da abertura dos leitos que estamos trabalhando. Por exemplo: nós vamos colocar 4 leitos com os quatro respiradores no Hospital João Machado, que é o hospital que vai ser uma grande aposta nossa nessa nova fase de expansão dos leitos que precisamos. Vamos ter 20 leitos de UTI lá, mas estamos de forma mais rápida abrir 40 leitos de enfermaria com respiradores. Temos para a Liga 6 respiradores porque precisamos completar os 20 que temos lá. Para Mossoró são cinco e cinco para a Região do Seridó”, disse.

Tags:

Ministério da Saúde
respiradores
pacientes
pandemia
Rio Grande do Norte

voltar