Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 26 Mai 2020 | Redação Governo Federal envia 80 respiradores para a saúde pública do Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Elisa Elsie/AssecomRN Respirador é importante para abertura de leitos de UTI

Por César Santos – Da Redação

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, enviou 80 respiradores para a saúde pública do Rio Grande do Norte. Do total de equipamentos, 40 foram enviados ao Governo do Estado e 40 à Prefeitura de Natal. Há uma expectativa que ao longo da semana o estado receba mais 40 respiradores. Os novos aparelhos deverão permitir a abertura de mais leitos de alta complexidade.

Os respiradores são importantíssimos para a abertura de leitos de estabilização e de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para atendimento aos pacientes do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, 25, dados da Secretaria de Saúde (SESAP-RN) apontavam 467 pacientes internados, entre graves e leves. A taxa de ocupação das UTIs chegou a 98,9% em Natal e região metropolitana e 93,5% em Mossoró e região Oeste. Havia ainda 30 pessoas na fila de espera com prioridades 1 e 2 (precisando de UTI).

A distribuição dos 40 respiradores vai contemplar as unidades de saúde que precisam aumentar o número de leitos para atender a demanda que vem crescendo de acordo com a aceleração da pandemia. O secretário adjunto da Sesap/RN, Petrônio Spinelli, informou que a distribuição dos respiradores se dará da seguinte forma: 4 para o Hospital João Machado (Natal); 6 para a Liga Contra o Câncer (Natal); 5 respiradores para Mossoró; e 5 para a Região Seridó (Caicó).

Em Natal, a Prefeitura vai levar respiradores para 20 leitos de UTI no hospital de campanha, instalado na Avenida Costeira; e outros 20 aparelhos são respiradores de transporte para ventilar o paciente e evitar que ele seja intubado.

Spinelli disse que os 80 respiradores devem diminuir um gargalo e a pressão por leitos, mas ressaltou que o estado continua enfrentando dificuldade devido à quantidade insuficiente de profissionais capacitados para operar os equipamentos. O governo vai lançar um novo edital com vaga para profissionais de saúde temporários, principalmente para o interior do estado.

A Sesap afirma que foram criados 285 leitos desde o início da pandemia da Covid-19. Segundo a pasta, existem 181 leitos críticos (UTI e UCI) exclusivos para pacientes do coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“DNA” dos respiradores gera confronto político

A chegada dos 80 respiradores provocou, além do alívio para quem precisa da rede de saúde pública, um confronto político entre o Governo do Estado e aliados do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A governadora Fátima Bezerra (PT) foi acusada pelo deputado federal Fábio Faria (PSD) de “assumir” a ação do governo federal, sem reconhecer a ação da gestão Bolsonaro.

Pelas redes sociais, Fátima agradeceu ao Ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Ramos, pela articulação e envio dos equipamentos ao estado.

Fábio Faria, também pelas redes sociais, criticou: “É deplorável como a governadora Fátima do PT não consegue reconhecer o esforço e toda ajuda do presidente Jair Bolsonaro para o RN no combate ao coronavírus. Governadora deixe de ser pequena, mesquinha, estamos lutando pelo estado.”

Também pelas redes sociais, o ministro Luiz Ramos se pronunciou: “Atendendo a solicitação do Gov. do Estado do Rio Grande do Norte, bem como por ação dos deputados aliados ao Gov. Federal, General Girão e Fábio Faria foram enviados os respiradores. O mais importante é salvar vidas.”

Tags:

Respirador
UTI
saúde
Rio Grande do Norte
coronavírus
pandemia
covid-19

voltar