A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estabeleceu estratégia de distribuição e realização dos Testes Rápidos para detecção de anticorpos (IgM e IgG) contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) aos profissionais de segurança pública, conforme as orientações do Ministério da Saúde. De acordo com a Nota Técnica emitida pela Sesap, o Hospital da Polícia Militar, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, receberá o quantitativo de 2040 Testes Rápidos, para serem utilizados com os efetivos das seguintes instituições: Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Instituto Técnico-Científico de Perícia.
Segundo a Nota Técnica assinada pelo secretário Cipriano Maia, a realização de testes de detecção de anticorpos contra SARS-CoV-2 permite o retorno mais ágil dos profissionais de segurança ao trabalho e que medidas de proteção social, isolamento, acompanhamento e intervenção possam ser realizadas com maior acerto e melhores resultados na proteção de populações mais vulneráveis.
Os testes rápidos disponibilizados neste momento são os denominados SARSCoV-2 Antibody test®, da fabricante Guangzhou Wondfo Biotech Co., LTD. Esse teste foi analisado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e obteve parecer satisfatório.
O teste deverá ser realizado respeitando-se as seguintes condições:
Profissional da segurança pública, SINTOMÁTICO após 7 dias do início dos sintomas e preferencialmente 72h após a ausência desses. Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de segurança ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho. Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, considerando o início dos sintomas. Para retorno antecipado ao trabalho, em caso de teste negativo, é importante que os serviços de saúde que aplicaram o teste forneçam atestado liberando o profissional para a realização de suas atividades laborais e reforcem as medidas de biossegurança.
Baseado em dados de outros países, que mostram que 15% dos profissionais de segurança podem ser infectados pelo SARS-CoV-2, a distribuição dos Testes Rápido será proporcional ao efetivo de cada instituição, conforme a seguinte tabela:
Distribuição dos quantitativos de testes
- Polícia Militar do RN - 1210
- Polícia Civil do Estado do RN - 300
- Polícia Penal do RN - 300
- Corpo de Bombeiros Militar do RN - 130
- Instituto Técnico-Científico de Perícia - 100
Tags: