Localizada à cerca de 30 km de Mossoró, a cidade de Grossos deu início nesta quinta-feira (18) ao lockdown, por um período inicial de sete dias. O bloqueio total começou com barreiras sanitárias nos pontos de acesso ao município e mantém a suspensão do serviço de transporte por balsas.
O decreto 010/2020, que trata do assunto, dispõe sobre adoção de atos destinados ao enfrentamento da covid-19 no município e que inclui medidas temporárias de suspensão de atividades não essenciais.
Segundo o decreto, o lokdown segue, inicialmente, até o próximo da 24, podendo ser prorrogado por igual período. A medida libera a circulação de pessoas apenas para atividades consideradas essenciais, sempre com uso de máscaras.
O decreto suspende ainda o funcionamento de feiras livres e a comercialização de bebidas alcoólicas, permitindo a abertura de determinados estabelecimentos das 06h às 16h, sem aglomerações e com demais cuidados de higiene. A medida lbera o uso de balsas apenas para o desempenho de atividade ou serviço essencial ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados.
O tráfego de balsas pela população em geral, que faz a travessia entre Grossos e Areia Branca, está suspenso desde o começo deste mês. E o decreto proíbe também festejos, incluindo o acendimento de fogueira e fogos de artifício, sob o argumento de diminuir as ocorrências de acidentes e síndromes respiratórias nos serviços de saúde públicos e privados.
O Município também estabeleceu a necessidade de comprovar que reside na cidade para ter acesso ao município e disponbilizou até uma Declaração de Exercício Em Atividade Essencial. Até esta quarta-feira (17), Grossos contabilzava 261 casos notificados de covid-19; sendo 106 descartadados, 96 positivos e 59 suspeitos. Dos positivos, 68 curados, 24 em isolamento, dois hospitalizados e dois óbitos.
Barreiras sanitárias
Grossos deu início na manhã desta quinta ao uso de barreiras sanitárias, que foram montadas nas principais vias de acesso ao município, para controlar a entrada e saída de veículos. Essa informação é do site O Facho de Grosos, que publicou também que equipes estão no local fazendo verificação das condições de saúde dos motoristas e aferição de temperatura; além de orientações sobre o decreto e desinfecção dos veículos. A ação conta com a participação da Polícia Militar.
Confira aqui a íntegra do Decreto.
Tags: