Por Ednaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
O Governo do Rio Grande do Norte já recebeu 128.540 doses das duas vacinas aprovadas para uso emergencial para o combate à Covid-19. O primeiro lote do imunizante da AstraZeneca chegou ao território potiguar no último domingo, 24. Ao todo, são 31,5 mil doses. Já o segundo lote da Coronavac desembarcou no estado na manhã desta segunda-feira, 25.
Os dois lotes devem ser distribuídos aos municípios de forma conjunta, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e com a participação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). São 14,6 mil doses.
Estas 46.100 doses juntam-se as quase 82.500 do primeiro lote da vacina produzida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Este lote da Coronavac chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada da última terça-feira (19). Foram 82.440 doses, já destinadas aos 167 municípios potiguares.
O primeiro lote está atendendo 39.258 potiguares com duas doses, priorizando trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).
O Governo do Estado explica que esse lote inteiro da AstraZeneca será aplicado em mais de 30 mil profissionais da saúde e de forma integral, vez que o intervalo necessário entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas e o Ministério da Saúde garantiu o envio de outro lote da vacina da Oxford em tempo hábil. A governadora Fátima Bezerra acompanhou a chegada da carga ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
"Estamos iniciando a semana renovando a esperança, recebendo essa nova remessa de vacinas", afirmou a governadora. Ela também destacou que toda a logística para distribuição das vacinas novamente já está pronta e que a distribuição para os municípios tinha previsão de iniciar ontem (25).
O lote com dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil na noite da última sexta-feira, 22. Devido à situação de calamidade vivida pelo Amazonas, já na quinta-feira (21), o Fórum dos Governadores concordou em ceder ao estado 5% do total das doses, além da cota proporcional.
VACINADOS
Dados do sistema RN Mais Vacina apontavam que 18.233 pessoas já haviam sido vacinadas contra o novo coronavírus até a tarde desta segunda-feira, 25. Natal tinha 3.372 vacinados. Já Mossoró contava com 2.403 e Parnamirim com 1.378 doses aplicadas.
Desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ferramenta contava com mais de 516 mil pessoas cadastradas, até o fechamento desta edição. Eram pouco mais de 181 mil cadastros em Natal e mais de 61 mil em Mossoró.
Criado para monitorar o processo de vacinação contra a covid-19 no estado, dando mais transparência às informações, o RN Mais Vacina é parte da estratégia de logística montada pelo Governo do Estado para otimizar os recursos e agilizar o plano de vacinação potiguar, em parceria com os municípios, que são os responsáveis pela aplicação das doses. A população pode fazer o autocadastro pelo link: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/.
Mossoró vai receber 4.100 doses de Oxford e 352 da Coronavac
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou à reportagem do DE FATO o número de vacinas que Mossoró vai receber do primeiro lote da vacina da Oxford/AstraZeneca e do segundo lote da Coronavac.
Das 31,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca entregues ao estado, 4.100 vão vir para a Capital do Oeste. Já a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte receberá mais 352 doses da Coronavac neste segundo lote dos pouco mais de 14 mil. O total chega a 4.452 doses nessa nova remessa.
A secretária de Saúde do Município, Morgana Dantas, adiantou que há pouco mais de sete mil profissionais de saúde à espera de tomar da vacinação. “Assim que chegar, faremos a oferta para o restante dos profissionais hospitalares que não foram vacinados na semana passada. As demais doses distribuiremos para as unidades básicas que contemplarão desde o agente comunitário de saúde até o médico”, informa.
Tags: