O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN divulgou o balanço final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. Neste segundo momento, o índice de cobertura do rebanho chegou a 93,4%, o que manteve o estado entre as maiores coberturas vacinais de todo o Nordeste.
Iniciada em novembro, a segunda etapa da campanha precisou ser prorrogada devido à pandemia do Coronavírus e o calendário de eleições municipais e, mesmo neste cenário, os índices se mantiveram positivos.
A prorrogação para o prazo da vacinação aconteceu até 15 de dezembro e para a declaração dos rebanhos até 15 de janeiro, tudo para garantir uma maior adesão por parte dos produtores.
Esses números se devem ao esforço realizado por todas as equipes que trabalharam juntas nesta primeira etapa, incluindo todo o apoio e comprometimento das equipes de fiscais e técnicos do Idiarn, EACS (Escritórios de Atendimento), Emater, Secretarias de Agricultura dos municípios, associações de criadores, sindicatos rurais, lojas revendedoras e de todos os produtores do Rio Grande do Norte.
A primeira etapa da campanha de 2021 contra a aftosa será realizada durante o mês de maio em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa a vacinação será obrigatória para os animais de todas as idades.
Tags: