Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h45 | 22 Jun 2021 | Redação Rio Grande do Norte passa de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose

Por meio de suas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou a marca alcançada e lembrou-se daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de receber o imunizante e das famílias que lamentam a perda de entes para o novo coronavírus

Crédito da foto: PMM Vacinação contra a Covid-19 segue em Mossoró

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

O Rio Grande do Norte atingiu nesta segunda-feira, 21, a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, informou o RN Mais Vacina, ferramenta que acompanha em tempo real a vacinação contra o novo coronavírus em todo o território potiguar. O número foi alcançado no final da manhã.

Por meio de suas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra comemorou a marca alcançada e lembrou-se daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de receber o imunizante e das famílias que lamentam a perda de entes para a doença que já há uma vacina.

“Pessoal, escrevo esse tweet com os olhos marejados. O Rio Grande do Norte acaba de atingir a marca de 1 milhão de vacinados. Em nome de todos aqueles e aquelas que não puderam tomar essas doses, e das famílias que hoje lamentam suas perdas para uma doença que já tem vacina… eu quero dizer que não vamos parar de lutar”, escreveu.

Ainda na mesma publicação, a chefe do executivo norte-rio-grandense lembra que pouco mais de 30% da população potiguar tomou pelo menos a primeira dose da vacina e que diz que não descansará enquanto o número chegar próximo aos 100%.

Hoje, cerca de 34% da nossa população já tomou pelo menos a primeira dose da vacina. E isso é só o começo. Hoje estamos celebrando milhão de novas esperanças. Um milhão de vidas com uma jornada inteira pela frente. Não descansaremos enquanto esse número não chegar a 100%. Vamos juntos e juntas contra a Covid e à luta por #MaisVacinas”, complementou.

De acordo com a última atualização até o encerramento desta edição, o estado contabilizava 1.014.700 doses aplicadas referentes à D1 (primeira dose). Até o momento, segundo o sistema, o RN recebeu 1.912.070 e aplicou 1.413.221.

O RN tinha até o fechamento desta reportagem o total de 398.521 pessoas que receberam as duas doses, ou seja, completaram o ciclo vacinal e estavam totalmente vacinadas contra a doença. Esse número representava 36% das Pessoas convocadas até a fase de vacinação atual, que está em 1.083.590.

No último domingo, 20, o Rio Grande do Norte recebeu 112 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), essas doses serão destinadas a fechar esquema vacinal dos potiguares.

De acordo com a pasta estadual, são idosos e membros das forças de segurança pública que tomaram a primeira dose há cerca de três meses e agora terão o reforço garantido.

A distribuição das vacinas pela Sesap será articulada de acordo com a demanda, como ficou acertado entre as gestões estadual e municipal, garantindo a guarda das doses e a imunização completa dos potiguares dentro do tempo correto.

MOSSORÓ

Até o final da tarde desta segunda-feira, 21, a cidade de Mossoró contabilizava 102.719 pessoas que receberam a primeira dose. Ainda de acordo com o RN Mais Vacina, 39.244 pessoas tomaram as duas doses. Esse número representa 60% do público-alvo convocado até a fase de vacinação atual, que está em 64.923.

No último fim de semana, a segunda maior cidade potiguar aplicou 3.304 doses aplicadas. No sábado passado (19), foram 1.748 doses a título de primeira aplicação. Já no domingo (20), foram registradas no RN Mais Vacina 1.556 doses aplicadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o destaque ficou por conta da utilização em maior quantidade do imunizante da Pfizer. O município aplicou, no sábado, 1.366 doses dessa vacina e outras 1.082 doses no domingo.

Ainda de acordo com a pasta municipal, apenas 45 pessoas compareceram aos pontos de vacinação nestes dois dias para tomar a segunda dose (CoronaVac e AstraZeneca).

O município de Mossoró iniciou no domingo a vacinação de pessoas a partir de 47 anos sem comorbidades. Neste domingo, os profissionais de transporte coletivo rodoviário de passageiros também seguiram sendo vacinados. No sábado, 19, havia sido pessoas de 48 anos sem doença pré-existente.

O avanço se deu em face de novas doses de vacinas que chegaram ao município. Na última sexta-feira (18), Mossoró recebeu 5.346 doses de vacinas para dar seguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19.

ESTIMATIVA

O Governo do Rio Grande do Norte estima vacinar com ao menos a primeira dose toda a população adulta do estado até setembro. Segundo a governadora Fátima Bezerra, estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 no território potiguar começou em 19 de janeiro. Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades foram imunizados. Já a aplicação da primeira dose no público em geral começou há poucos dias em diversas cidades do estado.

Tags:

Covid-19
vacina
saúde
Rio Grande do Norte

voltar