Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO
O Rio Grande do Norte atingiu nesta quinta-feira o total de 2.027.780 doses das vacinas contra a Covid-19 recebidas desde o início da campanha de vacinação contra a doença iniciada em janeiro passado. Antes dessa remessa, o estado havia recebido 1.914.410 doses dos imunizantes, segundo constava na última atualização do RN Mais Vacina, sistema que acompanha em tempo real a vacinação em todo o território potiguar, até o fechamento desta edição.
A marca foi atingida após a chegada de 113.370 doses das vacinas da Janssen, CoronaVac e da Pfizer. O primeiro carregamento trazendo os imunizantes da Johnson e Johnson chegou ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, ao meio-dia e os outros dois no meio da tarde, por volta das 15 horas.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o RN recebeu 24.300 vacinas da Janssen. Este é o primeiro carregamento de imunizantes desta vacina no território potiguar. Ele é em dose única. Chegaram ainda 52.800 da CoronaVac e 36.270 doses da Pfizer.
Com as novas doses, o número de vacinas da CoronaVac recebidas pelo estado sobe para 839.440 e o da Pfizer para 177.840. O quantitativo de doses da AstraZeneca continua em 986.200 doses recebidas até o momento.
A pasta estadual disse que a nova remessa será destinada ao reforço e ampliação da imunização no estado. De acordo com o acerto feito entre a Sesap e os municípios potiguares, pela vacina da Janssen necessitar de apenas uma aplicação, a prioridade é atender a população de rua e caminhoneiros, dois públicos que apresentam dificuldades de retorno para a segunda dose.
Atendidos estes dois públicos, restritos a alguns municípios do RN, a vacina deve ser utilizada para a aplicação no público nas pessoas sem comorbidades com idade abaixo dos 59 anos.
As vacinas da CoronaVac/Butantan e da Pfizer serão divididas entre trabalhadores da educação e do transporte, portadores de comorbidades ou deficiências, gestantes, puérperas e lactantes, além das forças de segurança.
O Ministério da Saúde indicou que a carga de CoronaVac/Butantan contempla a primeira e a segunda doses, devendo ser reservada a metade para completar o esquema vacinal dentro do tempo correto, enquanto a Pfizer é toda direcionada para primeira dose.
VACINADOS
O Monitoramento de Vacinação do sistema RN Mais Vacina, ferramenta que acompanha em tempo real a imunização contra a Covid-19 em todo o território potiguar, apontava que o Rio Grande do Norte contabilizava 1.469.748 doses aplicadas até o final desta edição.
Destas doses aplicadas, 1.066.322 eram referentes a pessoas que tomaram a primeira dose da vacina. O número equivale a pouco mais de 30% da população norte-rio-grandense estimada em 3.534.165, contabilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último censo.
Já 403.426 pessoas receberam as duas doses dos imunizantes. Isso significa que 37% das pessoas convocadas até a fase de vacinação atual estão totalmente vacinadas. Esse número de convocados até a fase atual está em 1.083.590.
MOSSORÓ
Ainda de acordo com o RN Mais Vacina, O total de doses administradas pelas salas de vacina em Mossoró era de 144.110. Eram 104.757 pessoas que receberam a primeira dose e 39.353 que receberam as duas doses, ou seja, estão totalmente vacinadas.
Tags: