Por Fabiano Souza / Repórter do JORNAL DE FATO
O Rio Grande do Norte gerou 4.578 novos postos de trabalho com carteira assinada no último mês de julho. Os dados estão no relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foi divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Economia.
O saldo é o resultado da diferença de contratações e demissões em trabalhos formais neste período.
O Caged aponta que o RN teve em julho 15.902 admissões e 11.324 desligamentos, gerando novo saldo positivo.
No acumulado do ano, considerando os sete primeiros meses do ano, o saldo também é positivo. Foram 102.511 contratações e 85.707 demissões - saldo de 16.804, empregos formais.
O setor que mais cresceu no Rio Grande do Norte no mês de julho, segundo dados do Caged, foi o de serviços, com saldo positivo de 1.378. Em seguida, a indústria foi quem mais abriu postos de trabalho neste período: 1.243.
Por outro lado, o setor de construção teve saldo negativo na criação de empregos já que foram 1.763 admissões e 1.919 desligamentos, saldo de -156.
Pelo sétimo mês do ano, todas as 27 Unidades da Federação obtiveram resultado positivo no Caged. O melhor desempenho foi registrado em São Paulo novamente, com a abertura de 104.899 postos de trabalho. Já o menor saldo foi o de Roraima, que registrou a criação de 332 vagas em julho.
Apesar da abertura de vagas, o salário médio de admissão nos empregos com carteira assinada passou de R$ 1.824,71, em julho, para R$ 1.801,99 em julho, o menor valor desde fevereiro.
Como tem afirmado anteriormente, o secretário estadual de Planejamento e Finanças do Estado, Aldemir Freire, a retomada do emprego formal no Estado está consolidada e a expectativa é de manter um aquecimento ainda maior nos próximos meses.
Segundo ele, o estado enfrentou uma fase crítica no ano passado, sobretudo em abril e maio, com fortes demissões recorrentes da pandemia, mas já no ano passado, a partir do segundo semestre, o RN retomou o avanço nas contratações. Tanto que 2020 acabou terminando com saldo positivo. Ainda em 2020, o RN registrou saldo positivo de 1.769 novas vagas no ano, fruto da reabertura econômica do segundo semestre.
Tags: