Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
O desenvolvimento turístico no interior do estado do Rio Grande do Norte está ganhando força, graças ao trabalho que vem sendo executado, desde o final do ano passado, pela Associação Costa Branca de Turismo. Com o intuito de atrair investimentos para uma região até então esquecida, a Associação vem firmando parcerias com empresas privadas e com as prefeituras dos municípios beneficiados.
Na última sexta-feira, 8, foi dado mais um passo importante para a concretização desse trabalho, com a realização da rota de apresentação dos passeios turísticos que serão implantadas na região da Costa Branca. Desde o mês de setembro, empresários que já atuam no ramo do turismo em cidades do estado do Ceará, demonstraram interesse em implantar o mesmo projeto na região litorânea do oeste do estado.
A comitiva formada por empresários e pelos membros da Associação saiu de Mossoró com destino a Tibau e, de lá, percorreram todo o trajeto que liga Tibau, Grossos e Areia Branca, que deverá ser feito por transportes 4x4. Oberi Penha, membro da Associação e fomentador do turismo local, informou que o objetivo desse passeio foi mostrar para os investidores e para os gestores públicos que é possível ter um roteiro turístico atraente para visitantes.
Oberi Penha informou também que os investidores dialogaram com os representantes municipais, com o intuito de que sejam firmadas parcerias quanto à estrutura e regulamentação da atividade turística na região. “Os empresários querem implantar esse destino turístico, mas querem a regulamentação dos municípios. Por isso, reunimos os secretários para que eles pudessem entender que o investimento da rede privada deve estar associado às condições ofertadas pelas prefeituras”, informou.
A regulamentação é fundamental para que a rota turística seja desenvolvida com tranquilidade e com segurança, tanto para os empresários que estão investindo na região quanto para os turistas. Oberi Penha ressalta que a implantação dessa rota turística não será destinada apenas aos turistas de fora, mas também para os mossoroenses, já que muitos deles ainda não conhecem a região por completo. “Nós fizemos pesquisas e comprovamos que, de cada 10 mossoroenses, seis não conhecem a região. Ou seja, existe um potencial de que os próprios mossoroenses sejam exploradores do local”, informa.
Oberi Penha lembra que a Associação Costa Branca de Turismo tem o papel de fomentar o turismo na região e de ser o elo entre a iniciativa pública e privada. “O papel da Associação é fazer as coisas acontecerem, de forma que os empresários entenderam que está ocorrendo um crescimento na região e, por essa razão, decidiram investir aqui. Alguns desses investidores já têm seus negócios no Ceará e estão ampliando porque conseguem ver uma boa oportunidade na nossa região”, informou.
Nas cidades visitadas pela comitiva de empresários, as suas respectivas secretarias de Turismo se comprometeram a criar uma frente parlamentar em defesa do turismo, assim como aconteceu recentemente em Mossoró. O membro da Associação lembra que este é mais um instrumento de ajuda nesse processo, pois é por meio da Frente Parlamentar que são criados projetos que são possíveis chegar aos governos Estadual e Federal.
“Está sendo implantado um conjunto de ações que irá trazer muito benefícios para esta região. Volto a ressaltar o papel da Associação, que entendeu a necessidade da região e que existe perspectiva de desenvolvimento do turismo. Com isso, temos a possibilidade de criar fluxos para outras regiões a partir desses passeios”, finaliza Oberi Penha.
Empresários buscam oferecer passeios turísticos e históricos
A região Costa Branca, apesar de ser pouco explorada por visitantes e até pelos próprios moradores da região, possui potenciais turísticos e históricos indiscutíveis. É justamente com o objetivo de explorar esses potenciais que empresários mossoroenses estão investindo na região.
Maycon Oliveira é empresário mossoroense do setor de transportes, e informa que busca ampliar seus empreendimentos, com o objetivo de oferecer algo que não existe na região. “Como trabalho com transportes, meu objetivo é entrar com passeios e equipamentos do setor de serviços para a região da Costa Branca, com um propósito maior de oferecer algo que não existe na nossa região, mas que é facilmente explorado na região do Ceará”, informa.
Ele comenta que pretende fazer passeios diversificados, na área das dunas, na parte da praia, levar aos pontos turísticos, como ao 2º maior cajueiro do país. Maycon Oliveira tem o projeto de oferecer transporte para o lazer, por meio de equipamentos como quadriciclos, buggys e veículos 4x4. “Pretendo explorar o turismo como um todo, mostrando a parte histórica e a parte de diversão. O meu objetivo é oferecer diversas opções de lazer para os clientes, de forma que eles saibam do nosso potencial”, informou.
Os secretários dos municípios se mostraram confiantes com o desenvolvimento do turismo local, diante da possibilidade de concretização de um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns meses. Madilene Felix, secretária de Turismo de Tibau, lembra que a parceria entre empresários e o setor público está sendo firmada para alavancar o turismo e valorizar as potencialidades do município.
“Essa parceria entre o poder público e os empresários vai alavancar totalmente o nosso turismo e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Nós temos muitas belezas que serão potencializadas com o turismo. Muitas pessoas que não conhecem a nossa cidade ficarão curiosas em explorá-la, ao ver o investimento que está sendo feito pelo setor privado”, informa.
Tags: