Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou monitoramento realizado pela pasta estadual e identificou o perfil das pessoas internadas por Covid-19 em hospitais do Rio Grande do Norte. O levantamento mostra que seis em cada dez internados em tratamento da doença não estavam vacinados contra o novo coronavírus. O estudo é a partir do dia 1º de outubro e leva em consideração alta médica ou óbito.
O compilado apontou que 108 dos 164 internados em unidades hospitalares no estado com leitos para o tratamento do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, não estavam vacinados contra a doença. O número representava 64% das internações deste período.
Ainda de acordo com o monitoramento, esse contingente era de pessoas não idosas e que não estava vacinado, o que demonstra adesão à campanha de vacinação.
Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, explica que a comprovação da variante Delta no território potiguar, a partir do último mês de agosto, demonstra a importância da vacinação. O estado já soma 173 amostras positivas para variante Delta em 30 municípios.
“Já temos a variante Delta sendo predominante no estado e apesar da transmissibilidade desta variante nós temos a clareza de que a vacinação vai sim nos proteger, por isso é fundamental reforçarmos a importância de se completar o esquema vacinal, além da procura pela dose de reforço pelas pessoas dos grupos prioritários”.
A pasta estadual explica que a variante Delta é atualmente o vírus predominante em circulação, uma vez que ele deslocou a variante Gama, tornando-se prevalente na transmissão.
“Diante disso, a Secretaria mantém seu trabalho de vigilância das síndromes respiratórias, sendo o diagnóstico laboratorial e o conhecimento da circulação dos vírus respiratórios fundamentais para o desenvolvimento destas atividades”, destaca o órgão estadual.
A Sesap também reforça a necessidade de manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel, além da vacinação em seu esquema completo.
INTERNADOS
O Rio Grande do Norte estava com 115 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria em tratamento da Covid-19. Os dados do portal Regula RN, sistema que acompanha em tempo real a situação dos leitos para tratamento da doença, e referiam-se até o encerramento desta edição. Deste total, 69 estavam internados em leitos críticos e 46 em leitos clínicos.
No geral, o RN contava com 197 leitos disponíveis, sendo que 111 de UTI e 86 de enfermaria. Havia sete pacientes com perfil de leito crítico na lista de espera e nenhum aguardando avaliação do prestador/hospital.
A Central Metropolitana contava com 85 leitos de UTI disponíveis e 69 clínicos na mesma situação. Já a Central do Oeste tinha 26 leitos críticos e 17 de enfermaria vagos.
A Central Metropolitana de Regulação é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 1ª São José de Mipibu, 3ª João Câmara, 4ª Caicó, 5ª Santa Cruz e 7ª Metropolitana. A Central de Regulação do Oeste é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Açu.
Tags: