Os cinco maiores PIBs do RN em 2019 foram das cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba e Guamaré, que correspondem a 3% do número total de cidades do RN mas detêm aproximadamente 57,2% do PIB do estado e quase 44% de sua população. Esse número era de 57,8% em 2018 e com isso houve uma redução de 0,6 p.p.
É importante notar que, desde 2016, quando os cinco municípios potiguares com maiores PIBs tinham 60,5% da participação do Estado, este número vem caindo anualmente, o que demonstra uma desconcentração da atividade produtiva dos grandes centros.
Apenas sete cidades do Rio Grande do Norte registraram diminuição do PIB no ano de 2019 em comparação ao ano anterior: Parazinho, Bodó, Arês, Senador Georgino Avelino, Upanema, Rio do Fogo, Florânia, Cerro Corá e Coronel João Pessoa. As demais registraram aumento do produto interno bruto.
Dois municípios tiveram suas principais atividades de geração de valor adicionado do ano de 2018 alteradas no ano de 2019. Galinhos (cujas principais atividades em 2018 foram administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social) teve em 2019 como principais fontes de riqueza do município a Produção Florestal, a pesca e a aquicultura. Areia Branca (que teve maior valor em 2018 produzido no setor de Serviços) registrou como nova atividade de maior valor adicionado a de Indústrias extrativas.
Tags: