A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) confirma nesta segunda-feira (3) as duas primeiras amostras positivas no Rio Grande do Norte para a variante Ômicron do coronavírus. Ambas são de pessoas do sexo masculino, residentes em Natal
Em nota publicada na tarde desta segunda-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou os dois primeiros casos para a variante Ômicron no Rio Grande do Norte. De acordo com a pasta estadual, as amostras positivas são de dois homens residentes em Natal.
A Sesap explica que as coletas foram realizadas em dezembro, juntamente a mais de 19 amostras que foram identificadas como variante Delta. Ainda segundo o órgão de saúde, o sequenciamento de todas foi feito pela Fiocruz, a partir de material encaminhado pelo Laboratório Central Doutor Almino Fernandes (Lacen).
A Secretaria Estadual de Saúde reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, pois os estudos apontam esta variante conta com um alto potencial de transmissão.
Por fim, recomenda as medidas sanitárias não farmacológicas como o uso de máscara e higiene permanente das mãos, além de procurar a vacinação contra a Covid-19 e completar o esquema de imunização.
Confira íntegra da nota:
NOTA
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) confirma nesta segunda-feira (3) as duas primeiras amostras positivas no Rio Grande do Norte para a variante Ômicron do coronavírus. Ambas são de pessoas do sexo masculino, residentes em Natal.
As coletas foram realizadas em dezembro, juntamente a mais 19 amostras que foram identificadas como variante Delta. O sequenciamento de todas foi feito pela Fiocruz, a partir de material encaminhado pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen).
Diante dessas informações, a Sesap reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, pois os estudos apontam esta variante conta com um alto potencial de transmissão. As equipes de vigilância epidemiológica da Sesap seguem trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.
Seguem importantes medidas sanitárias não farmacológicas como o uso de máscara e higiene permanente das mãos, além de procurar a vacinação contra a Covid-19 e completar o esquema de imunização.
Tags: