Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024

Postado às 21h00 | 02 Nov 2023 | redação Exército de Israel cerca Cidade de Gaza; Hezbollah ataca alvos

Crédito da foto: Reuters Soldados israelense cercam Gaza

O porta-voz das Forças Armadas israelenses, Daniel Hagari, afirmou nesta quinta-feira que o cerco à Cidade de Gaza foi concluído. Segundo ele, os soldados "estão atacando postos avançados, quartéis-generais, posições de lançamento e infraestrutura do Hamas e eliminando os terroristas em combates corpo a corpo".

Durante a coletiva, o general foi taxativo ao dizer que "o termo 'cessar-fogo' definitivamente não está na mesa [de discussões] no momento".

Hagari também comentou a tensão na fronteira norte de Israel com o Hezbollah, grupo xiita que tem bases no sul do Líbano:

— O Exército israelense responderá com ações, não com palavras.

Segundo maior hospital de Gaza está em meio a fogo cruzado, afirma Crescente Vermelho Palestino

Segundo a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS), o hospital Al-Quds, o segundo maior da Cidade de Gaza, eestá em meio a um fogo cruzado intenso nos últimos dias, tanto de tiroteios quanto de ataques aéreos nos arredores. Várias pessoas ficaram feridas e parte da estrutura do hospital foi danificada, informou a organização humanitária.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a PRCS disse que os bombardeios e tiroteios estão "colocando em risco a vida da dedicada equipe médica" e de milhares de civis na área. De acordo com a organização, veículos militares israelenses têm disparado "indiscriminadamente", ferindo uma criança, um jovem e dois paramédicos, e atingindo áreas do hospital, incluindo um dos andares, unidades centrais de ar-condicionado e um dos reservatórios de água.

O Gabinete de Segurança de Israel decidiu retirar a permissão concedida a moradores de Gaza para trabalharem no país. Os palestinos que vivem no enclave e estavam em território israelense durante os ataques terroristas de 7 de outubro serão enviados de volta para a Faixa de Gaza, que está sitiada.

EUA estão organizando cúpula com chanceleres de países árabes no sábado, diz jornal israelense

O governo do presidente americano, Joe Biden, está organizando uma cúpula para os ministros das Relações Exteriores de países aliados árabes no sábado, quando o secretário de Estado do país, Antony Blinken, estiver em Amã, capital da Jordânia, informou o jornal israelense Times of Israel após ouvir fontes familiarizadas com o assunto.

Washington usará a cúpula para reunir os parceiros regionais em torno das suas estratégias em relação à guerra, disse a autoridade americana ouvida pelo jornal, apontando os apelos do governo por pausas humanitárias. A lista de convidados para a cúpula ainda não foi finalizada, esclarece a fonte.

Tags:

Gaza
Israel
Hamas
guerra

voltar