Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 14h00 | 24 Nov 2023 | redação Hamas liberta 24 reféns, e Israel solta 39 palestinos no primeiro dia de trégua

Crédito da foto: Reprodução Veículos da Cruz Vermelha na operação de resgate a reféns

Por g1

O Hamas libertou nesta sexta-feira (24) o primeiro grupo de reféns após o acordo entre Israel e Hamas que prevê uma trégua de quatro dias no conflito na região.

Vinte quatro pessoas foram libertadas - 13 mulheres e crianças israelenses, como previsto pelo acordo, além de 10 cidadãos tailandeses e 1 filipino, soltos após negociações paralelas com os governos desses países.

Entre troca, Israel colocou em vigor a trégua de quatro dias nos bombardeios e libertou 39 palestinos que estavam presos no país desde antes do início da guerra.

A organização internacional Cruz Vermelha confirmou o resgate de reféns de Gaza no começo da tarde desta sexta-feira (24). Há poucos minutos, imagens ao vivo mostraram veículos da organização na fronteira entre Gaza e Egito.

Segundo o porta-voz da Cruz Vermelha, os reféns resgatados estão acompanhados por oito funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em um comboio de quatro carros.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, afirmou que o grupo de reféns é composto por 13 cidadãos israelenses, alguns deles com dupla cidadania; 10 tailandeses e um filipino.

Hamas liberta o primeiro grupo de reféns, diz imprensa israelense

O Hamas libertou nesta sexta-feira (24) a primeira leva de reféns a partir do acordo com Israel em troca de uma trégua de quatro dias, afirmou a imprensa israelense.

Os reféns já foram transferidos para agentes da Cruz Vermelha, na fronteira de Gaza com o Egito.

Primeiro-ministro da Tailândia anuncia que 12 reféns do país foram liberados pelo Hamas

O primeiro-ministro da Tailândia, Srettha Thavisin, anunciou às 10h53 que 12 reféns tailandeses já foram libertados pelo Hamas e que funcionários da embaixada do país já estão a caminho para buscá-los. Esses reféns da Tailândia não fazem parte do acordo entre Israel e Hamas. A expectativa é que 13 reféns israelenses raptados do grupo terrorista sejam liberados nesta sexta-feira (24)

Prazo para liberação de reféns começa

O horário estipulado para a liberação dos reféns israelenses raptados pelo Hamas começou agora há pouco, às 11h no horário de Brasília (16h, no horário local). A trégua, que começou nesta sexta-feira (24), começou há nove horas.

Hamas já libertou quatro reféns israelenses antes do acordo; relembre

Antes do acordo que prevê a libertação de 50 reféns israelenses a partir desta sexta-feira (24), o grupo terrorista Hamas já havia liberado quatro reféns.

As primeiras pessoas resgatadas foram Judith e Natalia Raanan, no dia 20 de outubro. As duas são mãe e filha. Antes de serem sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza, as vítimas, cidadãs dos EUA, estavam em um kibutz de Nahal Oz, no sul de Israel.

A segunda dupla foi formada pelas israelenses Nurit Cooper, de 79 anos, e Yocheved Lifshitz, de 85. Segundo o governo israelense, porém, os maridos das duas idosas seguiram detidos como reféns.

Tags:

Gaza
Israel
Hamas
reféns
guerra

voltar