Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 08 Jan 2024 | redação Guerra: Rússia lança ataque em grande escala contra a Ucrânia

Crédito da foto: Reuters Pessoas se abrigam no metrô em Kiev durante ataque aéreo da Rússia no dia 8 de janeiro de 2024

Por CNN

A Rússia lançou um ataque com mísseis em grande escala contra diversas regiões ucranianas no início do horário de pico da manhã desta segunda-feira (8), disseram autoridades militares da Ucrânia, com todo o país sob alertas de ataque aéreo.

“Kyiv – abriguem-se!”, alerta a Força Aérea da Ucrânia no aplicativo de mensagens Telegram, dizendo que a capital estava sob ameaça de mísseis balísticos.

Os responsáveis ??militares ucranianos em Kryvyi Rih, Zaporizhzhia, Kharkiv, Dnipropetrovsk e Khmelnytskyi também afirmaram que as suas cidades estavam sob um “ataque massivo de mísseis” por parte da Rússia.

Centenas de civis se protegeram em uma estação de metrô de Kiev na manhã desta segunda-feira.

Muitos moradores locais usam o metrô como abrigo confiável durante ataques de mísseis. Alguns moradores esperaram a ameaça no subsolo com carrinhos de bebê e seus animais de estimação.

 

Nova onda de grandes ataques

No final de dezembro de 2023, a Rússia lançou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da invasão do país, em fevereiro de 2022, disseram militares ucranianos à CNN, com um número sem precedentes de drones e mísseis disparados contra alvos em todo o país, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo dezenas.

A onda de ataques começou durante a noite de quinta-feira (28) e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital Kiev, bem como em uma maternidade na cidade central de Dnipro, na cidade oriental de Kharkiv, no porto sudeste de Odesa e na cidade ocidental de Lviv, longe das linhas da frente.

“Já faz muito tempo que não vimos tantos alvos inimigos nos nossos monitores em todas as regiões e em todas as direções”, disse Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, à televisão nacional. “Tudo estava sendo disparado.”

A Rússia usou 158 drones e mísseis, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal, mísseis de cruzeiro e drones Shahed, para atacar alvos em Kiev, no leste, sul e oeste do país, disse a Força Aérea da Ucrânia.

“Hoje o inimigo desferiu um golpe poderoso. Há alvos abatidos, mas infelizmente também há vítimas”, acrescentou Ihnat.

Pelo menos uma pessoa morreu e 21 ficaram feridas em Kiev depois que a Rússia atacou uma estação de metrô e edifícios residenciais. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que pelo menos três pessoas estão presas sob os escombros de um armazém danificado no distrito de Shevchenkivskyi.

Kharkiv foi atingida por um “ataque massivo”, disse o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, com mais de 20 ataques relatados na região, incluindo um hospital. Um homem de 35 anos foi morto e 11 pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da administração militar regional, Oleh Syniehubov.

Mais ao sul, um edifício escolar foi atingido em Odesa, ferindo sete pessoas, incluindo uma criança. Pelo menos uma pessoa foi morta na região, segundo o ministério da saúde da Ucrânia.

O ataque massivo durante a noite ocorre poucos dias depois de a Ucrânia ter atingido um navio de desembarque da Marinha Russa na Crimeia, na terça-feira (26), causando graves danos ao navio, em outro grande golpe para a frota de Moscou no Mar Negro.

Mas o ataque também ocorreu pouco depois de a Ucrânia ter recebido o último pacote de ajuda militar dos Estados Unidos até que o Congresso aprovasse o pedido de financiamento da administração Biden.

(Produzido por Alina Smutko, Sergiy Karazy, Stefaniia Bern, Lidia Kelly e Kim Coghill, da Reuters; com informações de Mariya Knight, Maria Kostenko, Svitlana Vlasova e Victoria Butenkoda, da CNN)

Tags:

Rússia
Ucrânia
guerra
conflito

voltar