Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 10h15 | 22 Jul 2024 | redação Lista de principais cotados para disputar indicação democrata com Kamala cai para três nomes

Crédito da foto: Reprodução Kamala Harris é favorita dos democratas

Três políticos do Partido Democrata seguem como possíveis candidatos que poderiam desafiar Kamala Harris, a favorita pela indicação para disputar a presidência dos Estados Unidos, mesmo após o presidente Joe Biden desistir da campanha eleitoral neste domingo (21) e apoiar a candidatura da vice.

Os principais nomes que podem concorrer com Kamala no partido para disputar o cargo de presidente com Donald Trump são (conheça cada um mais abaixo):

- Gretchen Whitmer

- J. B. Pritzker

- Sherrod Brown

Após deixar a disputa, Biden anunciou apoio a Kamala e, logo, ela começou a receber apoio de outros políticos do partido e membros influentes democratas como Bill e Hillary Clinton. Entretanto, nomes importantes, como o ex-presidente Barack Obama e a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi foram neutros em relação à sucessão de Biden.

A lista de nomes apoiando Kamala foi aumentando ao longo da tarde e da noite de domingo, e partiu, inclusive, de alguns nomes fortes no partido, que poderiam ser concorrentes da vice-presidente para conseguir a indicação à candidatura. É o caso dos governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom e Josh Shapiro, respectivamente.

Newsom e Shapiro não haviam endossado Kamala em seus primeiros pronunciamentos, mas horas depois declararam apoio à vice-presidente. "Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA", disse Shapiro. "Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala", afirmou Newsom.

O deputado de Minnesota Dean Phillips, que foi candidato brevemente nas primárias democratas no início do ano e poderia ser um potencial concorrente de Kamala, disse que concorda com Obama em um processo "breve, transparente e competitivo" para escolha do candidato democrata.

Em seus pronunciamentos de reação à renúncia de Biden, nem Gretchen Whitmer, J.B. Pritzker nem Sherrod Brown mencionaram explicitamente apoio a Kamala Harris em suas declarações. Eles se limitaram a dizer que continuariam trabalhando para impedir a eleição de Trump. Isso pode mudar, como ocorreu com Newsom e Shapiro.

 
 

Veja quem são os possíveis concorrentes de Kamala Harris no Partido Democrata:

Candidatos que podem substituir Biden — Foto: Reprodução

Candidatos que podem substituir Biden — Foto: Reprodução

Gretchen Whitmer

 

Atual governadora do estado do Michigan, Gretchen Whitmer, de 52 anos, já passou pela Câmara dos Representantes e pelo Senado de Michigan, antes de assumir a liderança do estado desde 2019.

Seu estado é considerado um “Swing State”, ou seja, tem possibilidade de pender para o lado republicano ou democrata na votação de novembro.

Whitmer também estava na lista de candidatos para ser vice-presidente de Biden na eleição em 2020 e conseguiu um bom desempenho na votação do Partido Democrata, o que é atribuído ao desempenho da governadora no Michigan.

J. B. Pritzker

Também governador, desta vez do estado de Illinois, J. B. Pritzker tem ganhado destaque durante o mandato, o que pode chamar a atenção dos democratas na escolha de um substituto.

O político de 59 anos pode usar como vantagem a regulamentação do direito ao aborto que realizou no estado. O estado já investiu mais de US$ 23 milhões na expansão do acesso ao procedimento e à saúde reprodutiva desde 2022. O estado teve um aumento expressivo no número de mulheres que viajaram para Illinois à procura do procedimento após a reversão histórica do caso "Roe vs. Wade" pela Suprema Corte americana em 2022, que retirou o direito nacional ao aborto nos EUA.

Pritzker já declarou que o estado é um “santuário” para as mulheres que procuram a interrupção da gravidez, além de ser incisivo em temas como controle de armas e na legalização da maconha para uso recreativo.

Sherrod Brown

O senador de Ohio, Sherrod Brown, tem destaque na defesa de pautas que envolvem os direitos e proteções trabalhistas, e já se posicionou em defesa da fertilização in vitro e do direito ao aborto.

Com 71 anos, Brown seria o homem mais velho dentre as escolhas dos democratas. Mesmo assim, ainda teria 7 anos a menos que o republicano Donald Trump.

Quem já declarou apoio a Kamala

Bill e Hillary Clinton são os maiores nomes do partido que apoiaram Kamala até o momento. Eles disseram que “farão o que puderem para apoiá-la” e que “agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso.”

Bill Clinton é ex-presidente dos EUA e a Hillary é ex-secretária de Estado e foi a candidata democrata nas eleições de 2016 contra Donald Trump.

Segundo fontes da Reuters, os presidentes estaduais do partido democrata de todos os 50 estados dos EUA apoiam Kamala Harris. Eles realizaram uma reunião por vídeo neste domingo (21) e houve unanimidade para endossar a vice-presidente como candidata do partido.

O Secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, declarou apoio a Kamala na noite deste domingo, dizendo que ela "é agora a melhor pessoa para carregar a tocha". Buttigieg concorreu às prévias democratas nas eleições de 2020 e era um potencial concorrente da vice-presidente para a nomeação.

Alguns outros políticos democratas em exercício também declararam apoio à Kamala:

A senadora Patty Murray, disse que apoia Harris “100%”;

O deputado Jim Clyburn, um dos aliados mais próximos de Biden, afirmou: “Estou orgulhoso de seguir sua liderança em apoio à candidatura dela”;

O senador Mark Warner disse que ela “tem a experiência, energia e determinação para liderar nossa nação”;

O senador Chris Murphy disse que estará “entusiasticamente apoiando minha amiga";

A senadora Mazie Hirono, a senadora Tina Smith, o senador Tim Kaine e a senadora Laphonza Butler também disseram que apoiariam Harris;

O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper.

O que disseram Obama e Pelosi

Tanto Barack Obama quanto Nancy Pelosi elogiaram Biden em seus pronunciamentos, mas não endossaram Kamala Harris. Ambos mencionaram o Comitê Nacional Democrata ao indicar o desejo que ele realize um processo aberto e transparente considerando diversos candidatos do partido à indicação.

"Navegaremos por águas desconhecidas nos próximos dias," disse Obama em uma declaração. "Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual um nomeado excepcional emerja."

O que dizem outras vozes do partido

Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e grande doador democrata, declarou apoio a Kamala Harris e a chamou de "o sonho americano personificado", observando que ela é filha de imigrantes: "mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris."

O senador dos EUA Peter Welch, o primeiro democrata do Senado a pedir para Biden desistir de sua candidatura à reeleição, também pediu um processo aberto para nomear um novo candidato do partido.

Entenda caminho para escolha de novo candidato democrata após desistência de Joe Biden em 21 de julho de 2024. — Foto: Kayan Albertin/Equipe de arte g1

Entenda caminho para escolha de novo candidato democrata após desistência de Joe Biden em 21 de julho de 2024. — Foto: Kayan Albertin/Equipe de arte g1

 

Tags:

Estados Unios
eleições
Kamala Harris

voltar