As cotações do petróleo, que operavam em queda nos últimos dias no mercado internacional apesar da escalada dos conflitos entre Israel e o grupo extremista Hezbollah no Líbano, passaram a subir com força na manhã desta terça-feira após a imprensa americana ter noticiado que o Irã estaria se preparando para lançar um ataque com mísseis contra Israel.
E, após o exército israelense ter informado que mais de 100 mísseis foram disparados de Irã em direção ao território de Israel, as cotações aceleraram e o petróleo chegou a subir mais de 5%. O barril do tipo WTI operava em alta de 5,10% e o Brent, de 4,69% pouco depois das 14h.
As ações da Petrobras no Brasil operam em alta também reagindo à valorização do petróleo. E o dólar era cotado a R$ 5,4661 pouco depois das 14h, em alta de 0,37%.
O Irã é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e, nos últimos meses, especialistas têm alertado que uma entrada do país no conflito no Oriente Médio poderia ter graves consequências para o preço do produto.
Tags: