Por CNN
O candidato Donald Trump declarou vitória na disputa pela Casa Branca na madrugada desta quarta-feira (6). Logo depois, uma série de líderes mundiais parabenizaram o republicano. A CNN projetou a vitória do candidato horas depois, no início da manhã desta quarta-feira (6).
O presidente francês, Emmanuel Macron, escreveu “Felicitações ao Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos como temos conseguido fazer há quatro anos. Com suas crenças e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”.
Pedro Sánchez, primeiro ministro da Espanha, disse que trabalhará “nas nossas relações bilaterais estratégicas e em uma forte relação transatlântica”.
Mesma linha adotada pelo premiê indiano, Narendra Modi, que lidera a democracia mais populosa do mundo. Modi escreveu: “estou animado para renovar a nossa colaboração para fortalecer os laços da Índia com os EUA em parcerias globais compreensivas.
Já o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que “seu retorno histórico à Casa Branca oferece à América um recompromisso histórico na aliança entre Israel e os EUA”.
O presidente argentino, Javier Milei, aliado de Donald Trump, parabenizou o republicano por uma “vitória formidável”. E completou “Você sabe que pode contar com a Argentina para completar sua tarefa”.
Keir Starmer, primeiro ministro do Reino Unido, classificou a relação com os americanos como “seus aliados mais próximos”, e disse que os dois líderes estarão “ombro a ombro na defesa de nossos valores em comum de liberdade, democracia e iniciativa”.
Olaf Sholz, que lidera o governo alemão, afirmou numa publicação nas redes sociais que “a Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso há muito tempo para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo em benefício dos nossos cidadãos”.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, também parabenizou Donald Trump, a quem chamou de amigo. E disse que “esperamos que as relações Turquia-EUA se fortaleçam e que as crises e guerras regionais e globais, especialmente a questão da Palestina e a guerra Rússia-Ucrânia, terminem”.
Usrula Von der Leyn, presidente da Comissão Europeia, deu “parabéns calorosos” a Trump. E convocou Trump para “trabalharmos juntos em uma agenda transatlântica forte”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua vez, disse que Trump assumiu o compromisso de buscar a paz pela força. E celebrou as relações com o republicano. “Lembro da uma grande reunião com o presidente Trump em setembro, quando discutimos a agressão russa e o plano da vitória ucraniano”.
O Emir do Catar, Tamim Bin Hamad, desejou a Trump afirmou que “está animado para trabalhar novamente (com Trump) para fortalecer nossa relação e parceria estratégicas, assim como avançar os esforços comuns em promover a segurança e a estabilidade na região e globalmente”.
Tags: